Página inicial > Notícias > Maio > Casa de Cultura recebe exposição sobre o Rio Paraíba do Sul
Segunda, 05 Mai 2014 09:42

Casa de Cultura recebe exposição sobre o Rio Paraíba do Sul

A Casa de Cultura de Piraí recebe a exposição “Rio Paraíba do Sul – Desafio para Vida”, vinda da parceria com o Museu de Arte Moderna de Resende, até dia 31 de maio. A mostra é educativa e expõe questões referentes ao principal rio do estado do Rio de Janeiro. Estudantes da rede municipal e privada de ensino devem ter aulas de geografia no local. A visitação é gratuita e aberta ao público. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, 8h às 17h e sábado, 10h às 14h.

Segundo Vanda Perantoni, bióloga e museóloga, ex-diretora do Museu de Arte Moderna de Resende, o objetivo é de levar o público a uma reflexão sobre a necessidade do homem ter um novo tipo de relação com a natureza; uma relação que seja de integração e não de domínio; uma relação de pertencer a ela e não de querer possuí-la.

Hudson Valle esclarece a importância que esta exposição gerará didaticamente aos alunos e visitantes.

“Ela aborda a ocupação das margens do Rio Paraíba do Sul os seus problemas com poluição, fauna e flora. Revela a intimidade da ocupação do Sul Fluminense através do Rio Paraíba do Sul, o chamado Eufrates do Brasil. O ciclo do café fez sua dispersão através dele. A partir disso, a importância do rio para todo estado, inclusive pela transposição da água para cidade do Rio de Janeiro que é realizada aqui em Piraí” explica.

A exposição é a primeira a vir de Resende para Piraí. O intercâmbio entres as Prefeituras foi acordado em março. Piraí enviou “Virgínia Lane - A vedete do Brasil”.