PREPARAR-SE PARA O INEVITÁVEL,
PREVENINDO O INDESEJÁVEL
E CONTROLANDO O QUE FOR CONTROLÁVEL.

Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres. Também compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo federal, estadual e municipal - com ampla participação da comunidade.

Plano de Contingência

Deslizamento ou Escorregamento

Confira o planos de contingência para casos de deslizamentos ou escorregamento.

Alagamentos e Inundações

Confira o planos de contingência para casos de alagamentos ou inundações.

Defesa Civil alerta sobre perigo das “Cabeças d`Água” durante o período chuvoso

Presença significativa de folhas no leito, aumento do volume de som de cascata e mudança repentina na cor da água são principais indicativos da ocorrência do fenômeno.

Cabeça D’Água é o fenômeno natural de aumento rápido e repentino da água em cachoeiras, rios e lagos, devido às chuvas intensas nas cabeceiras ou em trechos mais altos destes cursos d’água, representando um grande perigo para os banhistas. E como o clima típico de final de ano é de dias muitos quentes e de pancadas de chuvas no mesmo período, torna-se comum a procura desses lugares por um número significativo de pessoas. Em Itaúna, assim como em outras cidades da região e do Estado, é comum este tipo de registro.

Atentas ao comportamento dos banhistas e às condições meteorológicas previstas para os próximos dias, a Defesa Civil e as forças de segurança e de salvamento fazem um alerta:

• Evite frequentar estes locais em períodos chuvosos;
• Se optar por ir, não vá sozinho e comunique seu destino;
• Prefira locais com a presença de guarda-vidas;
• Pesquise sobre as condições meteorológicas na região no período pretendido;

Os principais sinais da probabilidade de ocorrência da Cabeça D’Água são a presença de quantidade significativa de folhas no leito do rio, cachoeira ou lagoa; aumento do volume de som de cascata; mudança repentina na cor da água, dentre outros. Ao notar a presença destes indicativos saia imediatamente da água e procure um local seguro para se abrigar.

Como Agir?

A Defesa Civil preparou manuais para a população referentes às principais ocorrências dentro do Município.

Chuvas Intensas

Alto volume de chuva capaz de provocar inundações, enxurradas e alagamentos, podendo gerar grande impacto social em decorrência de danos humanos e prejuízos financeiros.

Alagamentos

Os alagamentos são caraterizados pela extrapolação dacapacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbanae consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outrasinfraestruturas urbanas, em decorrência de chuvas intensas.

Deslizamentos

Também denominado movimento de massa, escorregamento, queda de barreiras, entre outros. Refere-se aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água. Possui alto poder destrutivo.