Página inicial > Notícias > Março > Casarão de Arrozal comemora a Semana da Mulher
Terça, 03 Março 2020 13:37

Casarão de Arrozal comemora a Semana da Mulher

O Casarão Cultural de Arrozal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piraí, de 5 a 8 de março, realizará a Semana da Mulher no Casarão Cultural, com palestras, exposição de pinturas e música de viola caipira.

O Casarão Cultural de Arrozal abriu suas portas para visitação pública no início do mês de fevereiro de terça-feira à sexta-feira, das 9 horas às 17 horas, sábados das 16 horas às 21 horas e aos domingos das 10 horas às 13 horas, das com a exibição da exposição permanente de seu acervo histórico-cultural, artesanato e atividades culturais nos finais de semana.

Programação da Semana da Mulher no Casarão Cultural de Arrozal

5 de março (quinta-feira)

• 14h 30  - Palestra Proteção ao Direito da Mulher com a advogada criminalista Maíra Fernandes, Mestra em Direito pela UFRJ e Coordenadora do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais do Rio de Janeiro.

6 de março (sexta-feira)

• 18 horas – Palestra com a advogada Marilha Boldt, Coordenadora do GT de enfrentamento à violência contra a mulher da OAB Mulher RJ.
  • 19 horas – Abertura da exposição de pinturas “Flor Mulher”, da artista plástica Cristina Caribé.

7 de março (sábado)

• 16 horas às 21 horas – Aberto visitação: exposições, venda de artesanato e café.

8 de março (domingo)

• 10 horas – Moda de Viola 100% Caipira com participação de duplas sertanejas da Região.

O Casarão Cultural de Arrozal

O Casarão Histórico de Arrozal demonstra fortemente o significado do ciclo do café para o distrito de Arrozal, que sob o domínio da rubiácea chegou a ter diversas casas térreas e de sobrados de importantes cafeicultores.

O Casarão foi construído por Manoel de Souza Breves, por volta do ano de 1836, para servir de moradia na pavimento superior e comércio no térreo.

Mais tarde o casarão foi adquirido pelo Comendador José de Souza Breves Filho, que no fim do ano de 1856, iniciou uma grande obra de expansão do imóvel.

O Casarão Cultural de Arrozal teve sua restauração iniciada em 2014 através de projeto proposto pela Associação de Comunicadores de Arrozal e aprovado pelo IPHAN e INEPAC, através das Leis de Incentivo à cultura Federal e Estadual. Contou em sua primeira fase com o patrocínio da Petrobrás, Light, CCR Nova Dutra e da Ceg Rio.