Página inicial > Notícias > Março > Prefeitura entrega reforma e ampliação da UBS de Serra do Matoso
Domingo, 20 Março 2016 01:41

Prefeitura entrega reforma e ampliação da UBS de Serra do Matoso Destaque

Prefeitura entrega reforma e ampliação da UBS de Serra do Matoso

A Prefeitura de Piraí entregou neste sábado (19), a reforma e ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Serra do Matoso – Florentino Avidos Filho. A ocasião contou com a presença do prefeito Dr Luiz Antonio, secretários do município, vereadores, funcionários, conselheiros de saúde, população local e da centenária Banda Santa Cecília Arrozalense, que abrilhantou ainda mais o evento com a execução dos hinos nacional e municipal.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Maria Conceição de Souza Rocha, é motivo de orgulho para todas as pessoas que trabalham na área de saúde em Piraí poder oferecer à população com apenas 231 habitantes uma unidade do porte da inaugurada na Serra do Matoso, com espaço, equipe e equipamentos adequados a uma boa prestação de atenção básica.

“É muito gratificante poder estar aqui entregando esta obra, que para nós foi bem difícil, pois que nos trouxe vários desafios, mas que depois de pronta fico muito bonita e humanizada do jeito que a população merece. Nosso objetivo com esta reforma é melhorar as condições de trabalho dos profissionais e, consequentemente, proporcionar melhor atendimento à população”, afirmou a secretária.

O prefeito Dr Luiz Antonio, aproveitou a ocasião para analisar a atual crise econômica e política que nosso país vem enfrentando e afirmou que em Piraí as obras estão sendo feitas com responsabilidade e honestidade.

“Posso afirmar para vocês que não vamos passar vergonha, pois aqui o dinheiro público está sendo empregado com a moralidade que tem que ser. Não estamos conseguindo fazer tudo que nós gostaríamos e que a população merece, mas estamos honrando a cada dia aquilo que a gente pode e deve fazer. A prova disso é que hoje estamos entregando mais uma unidade de saúde e vamos reformar todas. Pretendemos entregar um Centro de Especialidades e um novo laboratório, porque investir em saúde representa melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou o prefeito.

Para moradora de Serra do Matoso, Rosa Maria do Nascimento, o novo posto foi um grande ganho para comunidade.

“Os moradores daqui de Serra do Matoso quando precisava de consulta no centro de especialidades tinha que ir até Cacaria, hoje aqui na nossa Unidade já é possível realizar esta marcação, além de estar muito bonito”, elogiou a moradora.

A UBS

A unidade conta agora com 152 m². Foram realizados reparos, pinturas, drenagem, nova iluminação, sinalização, paisagismo, novas salas e acessibilidade para idoso e pessoas com deficiências. O destaque ficou para a climatização e tecnologia – todas as salas possuem ponto de internet e computadores, além do prontuário eletrônico, que registra online cada consulta realizada pelo paciente e os profissionais da área têm acesso aos dados que poderão ser acompanhados por: médicos, enfermeiros e gestores de qualquer Unidade do município. A nova estrutura conta com: dois consultórios médicos e de enfermagem, um consultório odontológico, uma sala de espera, uma sala de preparo e farmácia. Uma área para depósito de resíduos também foi construída.

A reforma faz parte do programa do Ministério da Saúde – Requalifica UBS, que pretende incentivar a modernização dos postos de atendimento. Em Serra do Matoso foram investidos cerca de R$280 mil, sendo R$ 52 mil de recursos do Requalifica UBS e R$228 mil de contrapartida da Prefeitura de Piraí.