Página inicial > Notícias > Abril > Expo Arte na Casa de Cultura de Piraí
Quinta, 12 Abril 2018 23:31

Expo Arte na Casa de Cultura de Piraí

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, na tarde de quinta-feira (12), na Casa de Cultura de Piraí, realizaram a inauguração da 6ª Expo Arte 2018 – Fazendo Arte nas Escolas, reunindo mais de 400 trabalhos entre desenhos, pinturas, montagens e colagens, produzidas pelos alunos da rede municipal de ensino no exercício de atividades multidisciplinares realizadas em 2017.

O curador da Casa de Cultura de Piraí, Hudson Valle, explicou que a Expo Arte ficará em exibição nos meses de abril, maio e junho, proporcionando a oportunidade para todas as 19 escolas do município possam organizar seus grupos de visitação.

“É muito gratificante acompanhar a felicidade dos alunos ao verem seus trabalhos expostos na Casa de Cultura. Durante as seis edições do evento é nítida e evolução do conteúdo criado por esses alunos. A criatividade, o cuidado no acabamento e a diversidade de expressões é uma característica marcante dessa evolução”, afirmou Hudson Valle.

A coordenadora da área de artes da rede municipal de ensino, professora Mali Ribeiro dos Santos Martins, disse que a exposição é a culminância de todo os trabalhos realizados dentro das escolas no ano passado, integrados as diversas disciplinas aplicadas em sala de aula, explorando diversas técnicas e linguagens artística, estimulando a absorção do conhecimento e a criatividade dos alunos.

“Esses exercícios exploratórios de forma, composição e harmonia são fundamentais para ampliar a percepção dos alunos para o mundo que os cerca. Trata-se de um trabalho e um conteúdo que não foram gerados de uma hora para outra. É o somatório de diversas atividades realizadas em comunhão com várias disciplinas do currículo escolar”, explicou Mali Ribeiro.

Para a Secretária de Educação de Piraí, professora Sandra Simões, a Expo Arte se trata de um evento que emociona, não só pelo nível do trabalho demonstrado, mas pela ampliação dos horizontes e expectativas de futuro das crianças e jovens que participaram desse processo de construção.

“A cada ano que passa os trabalhos, porque não dizer obras de artes, apresentam melhores resultados, demonstrando o aprimoramento tanto dos alunos, quando dos profissionais de arte que atuam em nossas escolas. Representa um ganho real de cuidado, carinho e criatividade naquilo que é ensinado”, completou Sandra Simões.

As atividades artísticas nas escolas do Município estão em conformidade com a Lei Federal 10.639/2003 e Decreto nº 11.645/2008. A Lei nº 11.769/2008 instituiu a educação musical nas escolas e a Secretaria de Educação já prepara para o final deste ano um evento englobando os trabalhos relacionados à música realizados na rede municipal de ensino.

O prefeito Dr. Luiz Antonio, secretários Municipais, diretores de escolas e membros da comunidade participaram do evento.

A Casa de Cultura de Piraí está localizada à Rua Comendador Sá, 105, Centro, Piraí – RJ. Está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A entrada é franca.