Página inicial > Notícias > Janeiro > Conselho Municipal de Saúde realiza posse de seus novos membros
Terça, 26 Janeiro 2016 16:26

Conselho Municipal de Saúde realiza posse de seus novos membros

No dia 25, segunda-feira, às 18 horas, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada a posse do novo Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2016/2017, eleito durante a Conferência Municipal de Saúde promovida em julho de 2015.

O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou a importância do Conselho Municipal de Saúde de Piraí para o aprimoramento, fiscalização e controle social dos serviços e atividades relacionados à promoção da saúde da população.

“O Conselho Municipal de Saúde de Piraí, sem dúvida, é um dos mais atuantes em todo o Brasil. Ele foi o primeiro a acompanhar e fiscalizar a realização de obras públicas da saúde, o primeiro a acompanhar a realização de licitações e tem prestado um trabalho essencial para a população do Município garantindo a manutenção da qualidade dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde”, explicou o Dr. Luiz Antonio.

A secretária Municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, enfatizou a responsabilidade dos novos conselheiros, afirmando que o Conselho Municipal de Saúde de Piraí é referência de participação da sociedade na gestão pública para todo o país.

“O Conselho de Piraí tem atuado ativamente, desde sua formação, ajudando a orientar e fiscalizando tudo o que é feito na área de saúde no Município. Ele tem o poder de aprovar ou recusar as contas da Secretaria, paralisar obras realizadas de forma inadequada e cancelar licitações que de alguma forma causem prejuízos à Prefeitura e à população. O papel de vocês conselheiros é vital para que o Município promova de forma eficiente a saúde para a população”, destacou Conceição Rocha.

O Conselho Municipal de Saúde de Piraí é formado por 20 membros, sendo cinco vagas para os representantes do governo, cinco vagas para representantes dos profissionais de saúde e 10 vagas para entidades ou organizações representativas da sociedade como Associações de Moradores, Igrejas e ONG’s.

Durante a cerimônia foi realizada a eleição da nova direção executiva do Conselho que ficou formada por Ana Cláudia Costa Lima – presidente, Maria da Conceição de Souza Rocha – vice-presidente, Denis de Oliveira Mostacada - 1º secretário e, Rosângela da Silva Werneck – 2º secretário.

A presidente da Comissão Executiva do Conselho, Ana Claudia Costa Lima, representante da Associação de Moradores do Bairro Asilo, que no ano passado já presidia o comissão executiva, afirmou que o Conselho é o órgão de representação da sociedade civil com maior atuação no Município.

“Fico muito satisfeita em fazer parte desse processo democrática e saber que o grupo esta unido com o objetivo de melhorar o atendimento e os trabalhos da Secretaria de Saúde no Município. A confirmação da comissão executiva para este novo biênio, indica a confiança que nossos colegas têm no trabalho que realizamos no ano passado”, enfatizou Ana Cláudia.

Durante a reunião foram definidas, também, as Comissões Permanentes de Ética, Acompanhamento de Obras, de Escuta e Acolhimento do Usuário, Acompanhamento de Licitações, Acompanhamento de Prestações de Contas e do Conselho Gestor do Hospital Flávio Leal.

Composição do Conselho Municipal de Saúde de Piraí (2016/2017)

Segmento dos Usuários

Associação de Moradores da Ponte das Laranjeiras

Titular: Washington Luiz da Silva

Suplente: Paulo Jorge Ramos Bittencourt

Associação de Moradores do Bairro Asilo

Titular: Ana Cláudia Costa Lima

Suplente: Alexandre da Silva

Associação de Moradores do Bairro Enseada das Garças

Titular: Demil Machado de Souza

Suplente: Cláudia H. B. T. Oliveira.

Associação de Moradores e Amigos da Fazendinha

Titular: Marlene Nascimento dos Santos