Página inicial > Notícias > Agosto > Semana Nacional de Educação Infantil é comemorada com 100% das crianças alfabetizadas
Quarta, 27 Agosto 2014 10:19

Nesta segunda feira (25), a Secretaria Municipal de Educação iniciou a Semana Nacional de Educação Infantil, com palestras. A secretária de educação falou sobre A Educação Infantil no Plano Municipal de Educação e o palestrante convidado, Aristeo Leito Filho explicou sobre A Importância do Brincar .

A Semana Nacional de Educação Infantil foi instituída através da Lei nº12.602 de 03 de abril de 2012, com objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre os direitos humanos e das crianças à educação com qualidade, e o dia 25 de agosto, foi escolhido em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010, em um terremoto no Haiti.

A secretária de educação, Sandra Simões, apresentou as metas da educação infantil para próxima década, e Piraí se destacou na meta 5 que fala sobre alfabetização infantil. O município já atingiu 100% da taxa de alfabetização de crianças que concluíram o 3º ano do ensino fundamental.

“Esta taxa é importante para o município pois é a certeza de que estamos no caminho certo . Porque o PNAIC que é o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, prevê o compromisso de todos os municípios de realmente alfabetizar todas as crianças até os 8 anos e este gráfico que está disponível pelo Ministério da Educação comprova que em Piraí 100% das crianças estão atingindo essa meta proposta pelo próprio ministério,” comemorou a secretária.

O Professor palestrante Aristeo Filho, disse estar alegre com a participação ativa do prefeito, e por encontrar uma excelente estrutura de educação tanto de profissionais, quanto do prédio da secretaria.

“Estou profundamente alegre em estar aqui, primeiro por encontrar este prédio lindo , muito bem equipado, não parece, mas isso faz muita diferença. Essa nossa profissão que lida com crianças ela precisa de uma postura diferente, mais alegre, mais acolhedora, isso é fundamental. Aqui tem uma energia muito boa, que me dá alegria e vocês fazem parte disso. Encontrar o Dr. Luiz Antonio, aqui também me traz imensa satisfação, é difícil um prefeito com essa perspectiva, com essa visão de homem público,”destacou o professor.

Plano Nacional de Educação

Na mesma tarde, a Secretária de Educação Sandra Simões, apresentou para todos os secretários o novo Plano Nacionalx de Educação que foi instituído pela lei 13.005, de 25 de junho de 2014, onde prevê 20 metas que devem ser alcançadas no prazo de 10 anos. Os municípios tem um ano para a adequação. Por isso, é necessário fazer um realinhamento dos atuais padrões utilizados na educação.

“Temos um ano para realinhar o que já temos, parece muito tempo, mas temos bastante trabalho. Esta apresentação é para que todos os secretários compreendam e participem, pois as metas e estratégias envolvem também todas as outras secretarias,” comentou Sandra.

O prefeito se diz satisfeito com a comissão formada para análise e execução das metas, mas afirmou que este plano necessitará da união de todos para que o objetivo seja atingido.

“Estou satisfeito por ter uma comissão plural como esta, que terá um ano para realinhar nosso plano, e pensar bem estas metas, analisar o que é possível é realmente um grande desafio. Terão que verificar também como é que se articula, pois são metas que não dependem só do município, mas também do país e do estado. Mas vamos nos unir para atingirmos esses objetivo. Com certeza este será um grande desafio, não só da educação mas também de todo município,” frisou Dr. Luiz Antonio.