Página inicial > Notícias > Fevereiro > Profissionais de educação de Piraí participam da palestra Metodologias Ativas
Terça, 11 Fevereiro 2020 14:38

Profissionais de educação de Piraí participam da palestra Metodologias Ativas

As Equipes Diretivas das Unidades Escolares da Prefeitura de Piraí participaram, na última sexta-feira (7), da palestra: ‘Metodologias Ativas’, ministrada pelo professor Doutorando em Educação na UFRJ, Sandro Ribeiro. A palestra foi realizada no auditório da Secretaria de Educação.

Metodologias Ativas, de acordo com o professor Sandro Ribeiro, é a concepção educacional que busca estimular o estudante a ser o principal agente do seu aprendizado. São aquelas metodologias de ensino que vão fazer o aluno participar mais ativamente das aulas.

A professora e chefe de Divisão Pedagógica da Secretaria de Educação, Maria Aparecida das Neves, disse que a palestra foi produtiva e que outros professores despertaram interesse em levar o palestrante para as suas escolas.

“A metodologia ativa vai colocar o aluno como protagonista. O professor Sandro Ribeiro aborda que tem que ter um contraponto. Não é descartar tudo aquilo que os professores ensinaram em sala de aula, porque a teoria é necessária. Mas é aliar essa teoria com a prática”, explicou Maria Aparecida.

Nesta terça-feira (11), os profissionais da Secretaria de Educação participam de outra palestra com o mesmo tema. Já na quinta-feira (13), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apresenta, no auditório da secretaria, mais uma etapa do trabalho de discussão e implementação da base curricular do Rio de Janeiro.