Página inicial > Notícias > Outubro > Prefeito, vice-prefeito e vereadores mirins são empossados na Câmara de Vereadores
Quarta, 25 Outubro 2017 14:41

A Secretaria Municipal de Educação de Piraí, em parceria com a Câmara de Vereadores, no dia 24 de outubro (terça-feira), às 18 horas, no Plenário do Legislativo, realizou a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores mirins do Município, para o período de 2017 a 2019.

O prefeito e vice-prefeito foram escolhidos através de votação online pelas redações feitas pelos alunos com o tema “se eu fosse o prefeito mirim”. Já os vereadores foram eleitos através de campanhas realizadas nas escolas através de voto direto. Ambas as votações aconteceram no dia 10 de outubro.

O prefeito mirim eleito e empossado, Lucas Ribeiro da Costa Menssor Assis, tem 12 anos e cursa o 7º período do ensino fundamental na Escola de Lajes. O vice-prefeito, Nayan Cruz Rosário, é aluno do Ciep 158 – Professora Margarida Thompson.

“Quero desenvolver o trabalho tendo em vista os temas abordados na minha redação: combate ao bullying, mais atenção para os deficientes, melhoria do transporte público, segurança... Afinal, as pessoas me escolheram pelo que eu escrevi em minha redação e pretendo manter esses compromissos. Acho que é isso um pouco do que falta no País, que os políticos cumpram o que prometem”, explicou Lucas Ribeiro.

Para Lucas o que falta no Brasil é fundamentalmente honestidade e compromisso com a população.

“O que a gente vê na TV, na maioria das vezes, são políticos que só pensam em si mesmos que só visam tirar proveito do cargo para encher os bolsos de dinheiro”, protestou Lucas Ribeiro.

A secretária de Educação, Sandra Simões, afirmou que o intuito do projeto prefeito e câmara mirim é trabalhar a cidadania e a formação política não somente com os alunos eleitos, mas em todo o ambiente escolar.

“Vocês, prefeito, vice-prefeito e vereadores mirins, terão o compromisso de ouvir seus colegas e identificar os problemas e dificuldades, tanto em ambiente escolar, quanto nos seus bairros e encontrarem as possíveis soluções, seja através de vocês mesmos ou através de indicações para o executivo e legislativo municipal”, completou Sandra Simões.

O presidente da Câmara Municipal de Piraí, Mário Hermínio da Silva Carvalho, reafirmou a importância do projeto da Secretaria Municipal de Educação, explicando que se trata de uma preparação para o futuro através da formação de novas lideranças na comunidade.

“Amanhã serão vocês que estarão no comando da cidade. Vocês poderão ser daqui a duas ou três eleições os novos vereadores e prefeito da cidade. Nosso tempo como de todo mundo passará e serão vocês que terão a responsabilidade de cuidar de nós e toda a população”, afirmou Mário Hermínio.

A Assembleia Mirim se reúne uma vez por mês para discutir e propor ações para a solução de problemas e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Prefeito Mirim:

Redação do Prefeito Mirim

Unidade Escolar: Escola de Lajes

Aluno: Lucas Ribeiro

Piraí, 14 de setembro de 2017.

Caro eleitor,

Meu nome é Lucas, tenho 12 anos.

Se eu fosse Prefeito Mirim, eu tentaria entender como a política se desenvolve e quais as estratégias que os vereadores usam para criarem os projetos de leis. Após entender iria ter base para em parceria com os vereadores elaborar um plano de governo que beneficiasse a todos.

Como ainda não posso me considerar prefeito tenho algumas sugestões. Eu iria investir para que os transportes públicos fossem melhorados. Reformularia o sistema médico, que infelizmente não atende a todos. Muitos procuram e não são atendidos. Daria uma atenção especial também aos deficientes físicos e aos pobres.

Iria investir no aumento de salários. Daria uma atenção especial ao bullying, com regras mais severas, pois muitas crianças e adolescentes estão entrando em depressão por sofrerem esta violência.

Estou ciente do estado do nosso país. Sei que não está fácil, mas com administração séria poderíamos fazer mais. Isso é uma obrigação do executivo e do legislativo.

Me preocupo muito com o nosso policiamento. A violência em Piraí está aumentando e não temos quem nos proteja.

Gosto muito de morar em Piraí, por este motivo gostaria que a cidade melhorasse cada vez mais seus serviços.

Um forte abraço!

Lucas Ribeiro