Página inicial > Notícias > Junho > Piraí promove campanha pelo Dia Mundial do Doador de Sangue
Sexta, 14 Junho 2024 16:12

Piraí promove campanha pelo Dia Mundial do Doador de Sangue

(0 votos)
Piraí promove campanha pelo Dia Mundial do Doador de Sangue

Nesta sexta-feira, dia 14, a Prefeitura de Piraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, está promovendo uma campanha especial em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. A data, celebrada em todo o mundo, tem como objetivo incentivar a doação de sangue, um ato que salva milhares de vidas todos os anos.

A secretária municipal de Saúde, Giane Gioia, enfatiza que a doação de sangue é um gesto simples e seguro que pode ser decisivo para pacientes em situações de emergência, cirurgias, tratamentos de câncer e outras condições médicas. "Cada doação pode salvar até quatro vidas. É um ato de cidadania e amor ao próximo que não pode ser fabricado, apenas doado", destaca Giane.

Quem pode doar?

Para se tornar um doador de sangue, é necessário atender a alguns requisitos básicos:

- Ter um documento oficial de identificação com foto.

- Pesar mais de 50 kg.

- Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

- Estar em boas condições de saúde, sem apresentar febre, gripe ou outras infecções.

- Não estar grávida nem amamentando há menos de um ano.

- Não ser usuário de drogas.

- Não ter tido contato sexual com pessoas em situação de risco para AIDS e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

- Aguardar dois dias se vacinado contra a Covid-19 com a CoronaVac e sete dias para outros imunizantes.

- Aguardar seis meses após colocar piercing ou fazer uma tatuagem.

Onde doar?

Os interessados podem procurar o ponto de coleta mais próximo na rede municipal de saúde ou em hemocentros parceiros. No Hospital Flávio Leal, as doações podem ser agendadas de segunda a sexta, das 8h às 16h, pelos telefones (24) 2411-9526 ou (24) 98854-1456.