Página inicial > Notícias > Novembro > No Dia Estadual de Redução de Desastres, alunos do Ceamtec são orientados por bombeiros
Sexta, 27 Novembro 2015 11:51

Em alusão ao Dia Estadual de Redução de Desastres, o Corpo de Bombeiros capacitou nove turmas do Ceamtec (Colégio Estadual Affonsina Mazzillo Teixeira Campos) na manhã desta sexta-feira (27). Os alunos passaram por simulação de incêndio e receberam orientações de prevenção a acidentes em piscina, mar e no trânsito.

O cabo Dalmir Justino, do Destacamento de Bombeiro Militar de Piraí, explicou que a palestra transmite apenas noções preventivas e que é necessário sempre buscar informações: “Esse momento é apenas um início, porque é um trabalho contínuo”, disse Justino.

O tempo de evasão dos alunos, professores e demais funcionários da escola foi de três minutos durante a simulação de incêndio. De acordo com o subtenente Edgard Pacheco, é um tempo suficiente em caso de acidente. “O importante é sair todo mundo organizado, sem pânico. Como eles não têm experiência com incêndio, as noções básicas que passamos são importantes”, frisou o subtenente.

A aluna Mayara Góes, 18, do 3º ano do Ensino Médio, avaliou a iniciativa como positiva, principalmente por ser em um ambiente escolar. “A gente aprendeu que em caso de incêndio, por exemplo, não é para ter pressa e deve ser tudo organizado. O nervosismo só atrapalha”, destacou a Mayara.

Ações como essa já foram realizadas na Escola de Lajes, na E. E. M. Rosa Carelli da Costa e no Ciep 477. A proposta, de acordo com os bombeiros, é realizar ciclo de palestras em todas as escolas do município.