Página inicial > Notícias > Maio > Moradores do Morro do Batista no Varjão terão imóveis regularizados
Sexta, 06 Mai 2016 10:58

Moradores do Morro do Batista no Varjão terão imóveis regularizados

Os moradores do Morro do Batista - Bairro Varjão, ontem, 5 de maio, participaram de um seminário promovido pela Prefeitura de Piraí e o ITERJ – Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, onde foi discutido o início dos trabalhos de campo para o processo de regularização fundiária dos imóveis daquela localidade. O evento aconteceu por volta das 19 horas, na Escola Municipalizada Rosa Carelli da Costa.

O prefeito de Piraí, Dr. Luiz Antonio da Silva Neves, falou do empenho da administração municipal para viabilizar o título de propriedade para os moradores de imóveis do município que se encontram em situação irregular.

“Há diversas áreas já consolidadas no município, algumas bem antigas, onde a população não possui o título de propriedade da casa onde moram. Queremos atender a todas, mas não é possível de uma só vez, principalmente devido aos custos envolvidos nesses processos. Essa parceria com o ITERJ surgiu em março do ano passado e somente agora, após avaliação situação das áreas envolvidas podemos vir aqui explicar para as pessoas como tudo vai ser feito”, explicou o Dr. Luiz Antonio.

O prefeito destacou que além do Morro do Batista, a parceria com o ITERJ envolverá as comunidades dos bairros Fraternidade e Bela Vista – em Arrozal, e Capelinha e Sossego I – em Piraí, atendendo a cerca de 550 famílias.

A presidente do ITERJ, Elisabeth Mayumi Sone de Ribeiro, detalhou as etapas do processo e informou que a empresa KAL Projetos e Territórios, já contratada através de licitação, ficará responsável pelo levantamento topográfico dos imóveis e o cadastro das famílias beneficiadas.

“É preciso ter um pouco de paciência, pois o processo é demorado, mas acredito que em aproximadamente dois anos estaremos retornando aqui para entregar o título de propriedade para os moradores do Morro do Batista.”, afirmou Mayumi Sone.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro, Cristiano Fernando da Silva, disse que a regularização fundiária do Morro do Batista é muito importante para o bairro como um todo, pois diversas outras famílias do Varjão se encontram na mesma situação.

“Acho que essa ação da Prefeitura e do Governo do Estado pode ser o pontapé inicial para que todas as outras casas do bairro possam ser regularizadas”, destacou Cristiano.

O diretor comercial da Kal Projetos e Territórios, Wagner Vils, informou que os trabalhos de levantamento topográficos começaram na segunda quinzena do mês, quando a primeira equipe de técnicos visitará as comunidades para realizar as medições e demarcar delimitações das áreas e das residências.