Página inicial > Notícias > Novembro > Inaugurado o acesso residencial à Internet no Bairro Vila Nova Esperança
Quinta, 26 Novembro 2015 16:35

Inaugurado o acesso residencial à Internet no Bairro Vila Nova Esperança

A Prefeitura Municipal de Piraí, na noite de quarta-feira, 25 de novembro, inaugurou o sinal comunitário para acesso residencial gratuito do projeto Piraí Digital, para os moradores do bairro Vila Nova Esperança, em Piraí. O evento, realizado na praça do bairro, contou com a presença do prefeito Dr. Luiz Antonio, do vice Francisco Perota, vereadores e secretários municipais.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Osni Silva, explicou aos presentes como funciona o acesso residencial oferecido pela Prefeitura, os procedimentos e cuidados necessários para uma boa recepção do sinal de Internet.

“Hoje temos 107 pontos conectados com Internet gratuita em escolas e prédios da Prefeitura. Temos acesso liberado em oito praças públicas e 22 bairros estão atendidos com o acesso residencial gratuito”, explicou Osni Silva.

Segundo Osni Silva, ao todo, são 3001 residências conectadas, com uma estimativa de 12 mil usuários.

O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou a importância do projeto como instrumento de inclusão social através do acesso à informação.

“A Internet é uma ferramenta importante para a prática da democracia. Através dela é possível a qualquer hora acessar informações importantes e conferir o que está sendo feito pela administração pública através da seção de transparência no Portal da Prefeitura. Lá estão disponibilizadas todas as contas e ações dessa gestão e, também, das administrações anteriores”, afirmou o Dr. Luiz Antonio.

No evento foram sorteados dez quites de antenas para acesso à Internet, doados pela empresa A2B Logística, instalada no Bairro e entregues as chaves de acesso individuais à rede da Prefeitura para os 76 moradores cadastrados no Projeto.

Alexandre Maria da Silva, 33 anos, marceneiro autônomo, disse que o acesso à Internet será muito importante, principalmente para o seu negócio.

“Com esse acesso pretendo divulgar melhor o meu trabalho e conquistar novos clientes. Além disso irá facilitar muito a vida da empresa com relação a pagamentos e outros serviços disponíveis na Internet”, destacou Alexandre Silva.

Para a presidente da Associação de Moradores do Bairro, Márcia Pires, o acesso à Internet irá facilitar muito a vida dos moradores do bairro.

“Esse projeto vem resgatar uma grande dívida social, promovendo a inclusão e o acesso à informação, permitindo que os moradores exercitem melhor a cidadania e a democracia. Vai melhorar muito a comunicação com parentes e amigos, além de facilitar as pesquisas escolares dos nossos filhos”, explicou Márcia Pires.

O próximo bairro a receber o acesso residencial gratuito à Internet será o Santa Thereza, que já está com o cadastro aberto, até o dia 27, sexta-feira, na Igreja Assembleia de Deus do Bairro. A inauguração está prevista para o próximo dia 2 de dezembro, às 19 horas.