Página inicial > Notícias > Outubro > Escolas da Rede Municipal participam da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia
Quinta, 26 Outubro 2017 13:02

Escolas da Rede Municipal participam da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Piraí participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nesta quarta-feira (25). A mostra de trabalhos foi aberta à comunidade e aconteceu nas escolas participantes, com os alunos do Ensino Fundamental II e Médio apresentando a conclusão de atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.

O tema deste ano foi "A Matemática está em tudo!" e cada escola trabalhou um subtema promovendo a interatividade entre as disciplinas. Para o secretário municipal de Ciência e Tecnologia Osni Silva, a transdisciplinaridade é uma oportunidade única de aprendizado.  "Cada escola apresenta os projetos que já são desenvolvidos ao longo do ano letivo pelos alunos e professores, são resultados da associação das disciplinas e da dedicação e trabalho de todos ", disse.

No Ciep 158 Profª Margarida Thompson , os alunos apresentaram projetos envolvendo robótica aplicada em medições de prédios e terrenos e ainda na irrigação automática da horta comunitária, cultivada pelos próprios alunos. "Vimos o uso da Matemática, da Ciências e da Robótica aplicado na horta, eu gosto muito da parte da computação. E também do o entrosamento de todos e ver o resultado é melhor ainda ", destacou o aluno do 9º ano Paulo Henrique. A secretária municipal de Educação Sandra Simões acompanhou de perto e se sentiu emocionada. " Quando vemos como os alunos  participam com gosto e mostram que dominam o conhecimento científico, ficamos emocionados de ver. E ainda comoa tecnologia pode ser transformadora na educação", disse.

Além de aproximar  a população da ciência e tecnologia, das instituições e ainda promover o conhecimento aplicado nos alunos , a SNCT permite ainda que os trabalhos que tenham destaque sejam selecionados para participar da etapa estadual, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro - FECTI.

Trata-se da maior feira do estado envolvendo a apresentação trabalhos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Médio e Técnico de municípios das redes pública e privada. Os projetos abordam assuntos de diversas áreas das ciências, como Biologia, Saúde, Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra. Os mais bem avaliados pelo Comitê Científico são premiados com medalhas, troféus, bolsas e indicações para participarem de feiras nacionais.

A coordenadora da FECTI e representante da Fundação CECIRJ foi uma das avaliadoras que esteve observando os projetos apresentados pelas escolas de Piraí.

Ela  destacou também  outros pontos destas apresentações: " Temos esse processo de apresentar os trabalhos para um público fora da escola, que desperta o viés científico, a maturidade e amplia os horizontes dos alunos para além da escola. E é muito importante também para as meninas, para perceberem que podem ser protagonistas em carreiras científicas. Temos essa preocupação social e de promover a  principal proposta que é incentivar o hábito e a cultura de projetos científicos nas escolas"", destacou.