Página inicial > Notícias > Novembro > Educação realizou Seminário sobre Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.
Domingo, 15 Novembro 2015 22:59

Educação realizou Seminário sobre Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.

A Secretaria Municipal de Educação de Piraí, no dia 13 de novembro, sexta-feira, das 9 às 17 horas, realizou a edição 2015 do Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com a participação da equipe pedagógica da Secretaria, professores de alfabetização e diretores das escolas municipais. O tema deste ano foi “Práticas letradas: considerações sobre as possibilidades do ensino da língua escrita”.

Presente na abertura do evento, o prefeito Dr. Luiz Antonio, afirmou que a alfabetização em tempo certo e com qualidade é fundamental para que o aluno obtenha um bom desenvolvimento nas demais etapas de sua formação.

“A capacidade de ler e se comunicar através da escrita, representam a poder, por que não dizer a liberdade do indivíduo buscar a informação e o conhecimento por conta própria. Essa liberdade abre um leque de possibilidades e influenciam de forma decisiva a vida do cidadão em qualquer caminho que ele venha escolher”, completou o Dr. Luiz Antonio.

A secretária de Educação Sandra Simões, afirmou que o Município tem se empenhado na realização de todas as metas do Plano Nacional de Educação, destacando a definição em Lei do Plano Municipal de Educação, aprovado em junho passado.

“Temos o compromisso com os pais que confiaram seus filhos às nossas escolas, que todos os alunos com oito anos de idade estejam alfabetizados”, explicou Sandra Simões.

A coordenadora do PNAIC no Rio de Janeiro, prof. Dra. Eliane Constant (UFRJ), destacou que o programa foi o primeiro que disponibilizou bolsas para os alfabetizadores como forma de valorização do trabalho docente.

“Esse Seminário é muito importante para todos nós gestores e professores possamos discutir formas de continuar avançando na alfabetização”, afirmou Eliane Constant.

Durante o evento foram realizadas palestras, debates e oficinas, envolvendo mais de 200 professores direcionadas para as práticas e implementação dos processos de alfabetização.