Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > revista da cultura > Grafite a Arte Urbana
Início do conteúdo da página
Quinta, 08 Julho 2021 16:24

Grafite a Arte Urbana

Grafite a Arte Urbana
Em 2016 uma área bucólica do Rio de Janeiro foi revitalizada e ocupada com manifestações artísticas e culturais.
 
Uma das principais atrações foram os murais feitos por grafiteiros que aumentaram o fluxo de visitantes levando milhares de turistas ao local para fazerem selfs nos cenários multicoloridos pintados por esses artistas urbanos. Um dos murais mais significativos foi o do artista Kobra, que retratou as etnias em um momento que o planeta assistia o drama dos refugiados. Kobra, em sua arte, dava o recado de que somos todos nós, um só povo.
 
Tão grande foi a repercussão que reavaliaram a importância que a arte do grafite ocupa nas cidades. Essa semana uma nova parceria entre o consulado americano, a NAU e entidades privadas darão inicio a segunda parte do projeto e pretendem transformar a região portuária do Rio de Janeiro em uma grande galeria a céu aberto.
 
Em Miami, na década de oitenta, um lixão foi ocupado por esses artistas e mais tarde se tornou em um dos maiores pontos turísticos da cidade ganhando, além das obras nos muros e prédios, um parque e um jardim. Espaço este, que ainda hoje é passagem obrigatória pra quem visita a cidade.
A reavaliação de conceitos artísticos urbanos ocupando regiões abandonadas é um fenômeno que se espalhou pelo planeta alavancando a economia e o turismo. São Paulo, Berlin, Belo Horizonte, New York, Londres, Curitiba e cidades menores são exemplos bem sucedidos.
 
O novo museu de arte urbana da Zona Portuária do Rio de Janeiro já mapeou 45 obras à céu aberto e mais espaços já estão sendo mapeados para receberem novos murais que irão ampliar esse corredor e aumentar, significativamente, o fluxo turístico e a economia criativa produzida pelos os artistas de rua. Esse conceito move jovens a se reconhecerem e despertarem suas aptidões artísticas.
 
Por Gebran Smera
 
Colaborador da Revista Cultura & Arte, diretor artístico e Secretário de Cultura de Pirai.
 
Gostou da nossa revista? Ela nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Piraí e a Secretaria Municipal de Cultura. Agora... compartilhe com seus amigos. Participe também nos enviando sugestões de assuntos que você gostaria de ver publicado nas próximas edições. Até lá!
Lido 409 vezes
Fim do conteúdo da página


Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n°, Centro, Piraí - RJ - 27.175-000
Telefones: (24) 2431 9950
Atendimento: Segunda a sexta-feira de 08h às 17h
E-mail: ouvidoria@pirai.rj.gov.br