Página inicial > Notícias > Maio > Semana do Meio Ambiente começa dia 5
Sexta, 30 Mai 2014 09:19

Semana do Meio Ambiente começa dia 5

A Semana do Meio Ambiente começa dia 5 de Junho com programação voltada à toda população. O tema deste ano é "Água e Energia" com ênfase em debates para as discussões sobre a transposição do Rio Paraíba do Sul - assunto que tem sido abordado frequentemente  devido à seca na cidade de São Paulo.

A programação terá início na quinta-feira com um marco simbólico de abraço ao Rio Piraí que reunirá alunos do Jardim de Infância Dr. Luiz Silveira e CIEP 158 - Professora Margarida Thompson. Representantes da Secretaria de Meio Ambiente conversarão com as crianças sobre a importância do Rio em suas vidas.

A tarde, a partir das 13h30, será realizada uma palestra sobre "Água e usos múltiplos nas Bacias dos rios Paraíba do Sul e Guandu", com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Isaura Frega. Logo após, uma mesa redonda que pretende discutir, explicar e esclarecer questionamentos sobre a transposição do Rio Paraíba do Sul. Participarão representantes da Light, Cedae, INEA, Comitês Guandu e Médio Paraíba. Toda programação é aberta ao público e realizada na Câmara Municipal.

Segundo a coordenadora da Semana, Juliana Marques, "participação da população é esperada para poder gerar maior engajamento no assunto. É um assunto muito importante que devemos entender a fundo pois pode influenciar diretamente na nossa realidade" esclarece.

Sexta-feira, 6, ações serão realizadas em Arrozal. A Escola José Juarez Reis Franco e o CIEP 477 - Rosa da Conceição Guedes receberão sessões do "EcoCine". Filmes educativos e ecológicos serão assistidos pelos estudantes que posteriormente discutirão o tema e terão também recreação.

Sábado, 7, trabalhos feitos pelas escolas municipais previamente sobre os temas serão apresentados na Praça da Preguiça, durante a manhã. Junto haverá stands da Secretaria de Educação, Cedae e Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). O espaço ainda contará com a tradicional feira dos artesãos e show com Carlos Biannchini.