Página inicial > Notícias > Abril > Secretaria de Ciência e Tecnologia prepara equipes para competições de robótica
Quinta, 12 Abril 2018 19:29

Secretaria de Ciência e Tecnologia prepara equipes para competições de robótica

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, na próxima segunda-feira, abrirá inscrições para a seleção de alunos do 6º ao 8º anos do ensino fundamental, matriculados na rede pública ou privada, para integrarem as equipes de robótica de garagem de Piraí em competições e eventos de tecnologia.

O secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Osni Silva, explicou que a iniciativa surgiu a partir da nova regulamentação da Olimpíada Brasileira de Robótica, que a partir deste ano passou a aceitar a participação de equipes de garagem.

“Equipe de garagem é aquela que não tem vinculo com uma instituição de ensino específica. Tanto o professor quanto os alunos podem pertencer a escolas diferentes, independentemente delas serem públicas ou privadas”, explicou Osni Silva.

Para se inscreverem os alunos interessados deverão acessar o link www.pirai.rj.gov.br/pirai-obr-2018 a partir da próxima segunda-feira (16), preencher o formulário e aguardar a convocação para a prova de seleção que será elaborada com o conteúdo curricular do 6º e 7º períodos do ensino fundamental e ministrada a todos os inscritos independentemente do período que o aluno esteja cursando atualmente. A idade máxima para inscrição é de 19 anos a serem completados ainda em 2018.

O professor Leonardo Rosa Vieira, da equipe de inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Piraí, afirmou que a intenção é formar duas equipes permanentes que possam representar o Município, não só na Olimpíada Brasileira de Robótica, mas em outros eventos correlatos que acontecem na região e no Brasil.

“A ideia é que tenhamos duas equipes permanentes, formadas por seis alunos cada uma, que desenvolvam projetos e estudos de robótica e estejam aptas a participar de competições do gênero. Conforme os alunos completem o 8º ano, faremos convocação para novos integrantes a partir do 6º ano para participar das equipes”.

As inscrições vão até o dia 25 de abril e a primeira competição será a Olimpíada Brasileira de Robótica (Nível 1), que acontecerá de junho a setembro deste ano.

Faça sua inscrição aqui!