Página inicial > Notícias > Agosto > Secretaria de Educação realizou no sábado o 1º Fórum Infantojuvenil
Segunda, 04 Agosto 2014 10:19

Secretaria de Educação realizou no sábado o 1º Fórum Infantojuvenil

Á Secretaria Municipal de Educação promoveu, na manhã do sábado, 2 de agosto, em seu auditório, o 1º Fórum Infantojuvenil da Rede Municipal de Ensino, reunindo alunos, professores, orientadores educacionais e pedagogos, com o intuito de estimular a integração do jovem à Escola e à sociedade, demonstrando que ele tem um papel fundamental na construção do mundo que queremos,  não só no futuro, mas a partir de agora.

O prefeito Dr. Luiz Antonio da Silva Neves fez a abertura do evento, destacando a importância da participação da sociedade nas decisões que influenciam o seu dia a dia.

“Há várias formas pelas quais os cidadãos e os jovens podem participar. As principais são através das reuniões dos diversos conselhos municipais que fiscalizam e orientam as ações da administração pública. Ajudar a formar os cidadãos do futuro é fundamental para garantir a renovação das lideranças políticas e sociais, para o fortalecimento da democracia e a constante evolução da nossa cidade”, afirmou o Dr. Luiz Antonio.

A secretária de Educação, Sandra Simões, disse que um dos objetivos do Fórum é mostrar para o jovem que ele precisa ter perspectivas de futuro e demonstrar o que o Município de Piraí tem a oferecer para que ele possa alcançar seus objetivos.

“Hoje, vivemos uma realidade bem diferente do passado, onde podemos oferecer aos nossos alunos, dentro do Município, educação de qualidade do ensino fundamental aos cursos profissionalizantes e a Universidade pública gratuita. O que falta é ajudar o jovem a pensar no futuro, permitindo uma melhor objetividade, com o estímulo vocacional e profissional para que possa alcançar suas aspirações”, explicou Sandra Simões.

As orientadoras educacionais, Nádia Reis e Ellen da Rocha, destacaram que o Fórum é o pontapé inicial do projeto Preparando o Amanhã, que tem como objetivo maior preparar os jovens para liderarem suas comunidades, atuando como cidadãos ativos, questionadores e principalmente realizadores.

“Precisamos fazer com que os jovens acreditem em seus sonhos e tentar estimulá-los para que tenham a determinação para realizá-los. Daqui esse projeto segue para as escolas”, destacou Nádia Reis.

Willian Passos da Silva, 16 anos, representante de turma do 6º ano, na Escola Municipal Lúcio de Mendonça, achou o encontro muito interessante.

“Aprendi muitas coisas. Muitas delas bem simples, mas que podem fazer a diferença, principalmente no que se refere ao papel da liderança e a importância do trabalho em equipe. Como é importante unir as pessoas para alcançar os objetivos comuns”, disse Willian Silva.

Juliana de Castro dos Santos, 14 anos, aluna do 8º ano do ensino fundamental, no Colégio Municipal Castelo Branco, em Santanésia, achou legal a ideia de aproximar as pessoas, para que possam dar sua opinião sobre as coisas e somar força para construir uma escola e um mundo melhor.

“Sem dúvida é muito mais fácil alcançar algum objetivo quando todo mundo trabalha em grupo. A gente aprende que liderar não é mandar. É conseguir reunir as ideias de todos de forma que as pessoas reconheçam a sua importância e participação naquilo que é proposto e se empenhem mais naquilo que nos propomos”, completou Juliana Santos.

O Projeto Preparando o Amanhã abrange palestras, debates e oficinas em grupo, com a finalidade de estimular a participação dos jovens através de opiniões e engajamento social, dentro e fora da escola, contribuindo para a formação do cidadão do futuro e de novas lideranças.

O projeto está sendo implantado, inicialmente, nas nove escolas do município que possuem a segunda fase do ensino fundamental: Escola Municipal Lúcio de Mendonça – Centro; Escola Rosa Carelli da Costa – Varjão; Escola Luiz Marinho Vidal – Jaqueira; Escola de Lajes – Ribeirão das Lajes; Escola Aurelino Gonçalves Barbosa – Cacaria; Escola Epitácio Campos – Caiçara; Colégio Presidente Castelo Branco – Santanésia; e, nos CIEP’s Municipalizados 158, do bairro Casa Amarela e 477, em Arrozal

Lido 2022 vezes