Página inicial > Notícias > Maio > Prefeitura lança campanha de conscientização
Quinta, 08 Mai 2014 09:09

Prefeitura lança campanha de conscientização

Com objetivo de conscientizar a população, a Prefeitura de Piraí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início neste mês de maio, a campanha educativa para economia de água e luz.

A campanha começou com distribuição de folders em toda rede escolar e afixando cartazes nas repartições públicas, mas a intenção é expandir e fazer um grande movimento de conscientização.

“Estamos tomando esta medida devido a preocupação com a gestão ambiental e temos como objetivo informar a população quanto a importância da economia desse recursos naturais, pedimos para que as pessoas ajudem nessa campanha economizando água e luz,” disse o Secretário de Meio Ambiente Mario Amaro

Virgínia Theophilo, assistente executiva, aprovou a iniciativa e diz incentivar não só os colegas de serviço, mas também as pessoas que fazem parte do convívio familiar.

“Essa questão ambiental sempre é bastante discutida, mas precisamos ter a consciência que é uma responsabilidade de todos. Acho que essa campanha vai ajudar nisso. Os cartazes e folders nos fazem repensar em como podemos fazer a nossa parte para ajudar toda a sociedade.”

Dicas de economia e combate ao desperdício

Como economizar no uso passou a ser uma prioridade, a Secretaria de Meio Ambiente listou algumas dicas para orientar a população:

Água:
-Tomar banhos de, no máximo, 15 minutos de duração;
-Escovar os dentes com a torneira fechada;
-Lavar alimentos ou louças com a torneira fechada, utilizando um recipiente;
-Apertar a descarga apenas o tempo necessário e não jogar lixo no vaso sanitário;
-Usar a máquina de lavar apenas quando estiver cheia;
-Usar balde ao invés de mangueira para lavar o carro e calçadas;
-Utilizar a água da chuva ou regador para molhar as plantas, ao invés da mangueira;

Luz:
-Evitar escovar os dentes, fazer a barba ou depilação no chuveiro elétrico. Ele é o grande vilão do consumo de luz – 6.000W. Gasta o equivalente a 20 geladeiras.
-Concentrar um número grande de roupas quando usar o ferro elétrico. O aparelho consome mais energia no instante em que é ligado;
-Utilizar lavadoras e secadoras de roupas em sua capacidade máxima.
-Dar preferência ao fogão à gás, ao invés de utilizar o microondas.
-Descongelar a geladeira regularmente. A crosta de gelo que se acumula puxa mais energia;
-Utilizar o ar-condicionado apenas em caso de necessidade. Ele é outro grande vilão do consumo.