Página inicial > Notícias > Agosto > Mostra Regional de Educação Popular em Saúde expõe trabalhos
Sábado, 16 Agosto 2014 10:19

Mostra Regional de Educação Popular em Saúde expõe trabalhos

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste sábado (16) a Mostra Regional de Educação Popular em Saúde do Médio Paraíba. O evento aberto à comunidade contou com atividades culturais e exposição dos trabalhos realizados durante o curso de Educação Popular e Saúde. Foram exibidos cartazes, banner’s e fantoches pertinentes as experiências adquiridas durante as atividades. Participaram equipes de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Valença e Volta Redonda.
A proposta do curso é fazer com que os agentes comunitários de saúde entendam que é preciso analisar muito mais do que o estado de saúde clínico dos pacientes. Deve-se observar também os contextos culturais locais, as rotinas, o histórico e as tradições das comunidades.
Parcerias
O apoiador nacional do curso, Gert Wimmer, explicou que as ações são uma parceria Governo Federal e Ministério da Saúde, em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.
“O objetivo é promover a sensibilização sobre a política nacional de educação popular em saúde. Entender a saúde como um conceito local e cultural. Observar as tradições locais e os conhecimento populares de forma a avaliar quais as melhores estratégias para cada caso” avalia.
Resultados
Marcia Carvalho, supervisora de campo de vigilância sanitária de Porto Real, constatou que o aprendizado adquirido durante os encontros serão utilizados e guardados durante muito tempo.
“Todo trajeto foi muito bom. A coordenação do curso foi bastante receptiva. As informações trocadas durante as aulas abriram nossa visão. Às vezes um problema nosso é facilmente resolvido por uma equipe de outra cidade. Essa experiência pôde nos mostrar meios mais fáceis de lidar com certas situações. É uma carga que levaremos para vida toda” conclui.
Maria Aparecida Lima, membro da equipe organizadora de Piraí, considerou a Mostra um sucesso.
“É uma vitória esse encontro hoje. A comunidade respondeu bem e nossa avaliação é bastante positiva. Estamos muito contentes com o resultado” conclui.

Homenagem
Os representantes de cada cidade decidiram homenagear durante a Mostra pessoas que marcaram a história dos municípios. A representabilidade de cada um foi conhecida devido a necessidade de pesquisa sobre as tradições da região.

Dentre eles, estão: Maria Aparecida Rosa, de Barra Mansa; Elisabeth Alves, da Pastoral da Criança de Volta Redonda; Maestro Jacy, de Arrozal.
Lido 1927 vezes