Página inicial > Notícias > Janeiro > Creas Piraí viabiliza reencontro de irmãos após 28 anos de desaparecimento
Sexta, 20 Janeiro 2017 11:28

Creas Piraí viabiliza reencontro de irmãos após 28 anos de desaparecimento

Através do serviço do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Piraí, integrado ao trabalho da Unidade de Saúde da Família do bairro Caiçaras, na quinta-feira (19), por volta das 15 horas, no Km 224, da pista de subida da Serra das Araras, aconteceu o encontro emocionante de José Cipriano Ferreira Pinto, 71 anos, desaparecido a mais de 28 anos, com sua irmã Maria José Ferreira Souza, 74 anos, moradora da cidade de Guarulhos – SP.

Seu Zé Ferreira, como era conhecido nas redondezas há mais de 15 anos, estava morando em baixo da ponte quando foi acolhido por Indinil Moreno de Barros e sua esposa Adriana Zanelato Pereira de Barros, donos de uma barraca na Serra das Araras.

Indinil conta que o processo começou quando o seu Zé precisou fazer uma consulta na Unidade de Saúde do bairro e foi constatado que ele não possuía nem uma identificação.

- Seu Zé mora aqui com a gente, tem uns 10 anos e quando o levamos na Unidade de Saúde e viram que não tinha documentos, lá o nome dele foi encaminhado para o Creas de Piraí que mandou um assistente social – explicou Indinil.

2017 01 19 ze ferreira encontra familia 005

Adriana Zanelato Pereira, seu marido Indinil Moreno de Barros, Zé Ferreira, sua irmã Maria José, a sobrinha Vivian e o marido Luciano.

Maria José disse que quando viu a foto do irmão não acreditou, mas que hoje está muito feliz por poder encontrar seu irmão mais novo.

- O Zé já tinha problemas, era aposentado por invalidez, costumava ficar alguns dias na rua e desapareceu de vez logo depois do falecimento da nossa mãe. Eu quase não tinha mais esperanças quando minha filha Vivian me mostrou uma foto dele encaminhada pela assistente social aqui de Piraí. No inicia não achei que fosse ele, mas prestando mais atenção o reconheci e viemos encontra-lo - relatou Dona Maria José.

Dona Maria José veio de Guarulhos, de carro, acompanhada pela filha Vivian de Souza e pelo genro Luciano José dos Santos, em uma viagem de mais de 4 horas e cerca de 322 quilômetros para o reencontro. Sua filha contou que a mãe não aguentava de ansiedade e foi necessário parar várias vezes durante o caminho.

- Eu me lembro do meu tio, muito pouco, pois deveria ter uns seis anos quando desapareceu. Pensamos em colocar a foto dele na Internet várias vezes na esperança de encontrá-lo. Na sexta-feira passada recebemos a visita da assistente social lá do bairro com a notícia e com o número de telefone para contato. Na segunda-feira conseguimos confirmar que era mesmo o Tio Zé e nos preparamos para a viagem – descreveu Vivian.

A assistente social e coordenadora do Creas de Piraí, Raquel de Souza Costa, informou que esse encontro foi possível graças ao trabalho integrado entre o Creas e o Programa de Saúde da Família, que utilizando o cadastro SUS, conseguiu encontrar a família do seu Zé em São Paulo.

- A gente fica muito feliz quando um fato como esse acontece. Tenho certeza que o seu Zé começará uma nova história, dessa vez contando o carinho dos seus irmãos e sobrinhos – afirmou Raquel de Souza.

O Creas de Piraí atende a 195 famílias em situação de vulnerabilidade por violência, maus tratos, negligência, exploração financeira, abuso e exploração sexual.

- O nosso trabalho é romper o ciclo de violência e exploração, orientando as famílias e trabalhando em conjunto com outros órgãos como o Conselho Tutelar e o Ministério Público – explicou Raquel de Souza.

Seu Zé Ferreira já está na casa da irmã em Guarulhos e de acordo com os relatos da sobrinha Vivian, está calmo e se adaptando bem à mudança.

Fotos: Alexandre Teixeira