Alunos do EJA da Escola Municipal Lúcio de Mendonça e do Ensino Médio do Col. Estadual Afonsina Mazzilo Teixeira Campos (Ceamtec) participaram da palestra "A vida vale mais: Eu e você juntos contra as drogas", ministrada na última quinta (24) pelo Delegado Antônio Furtado, que já foi titular em Volta Redonda e agora atua na delegacia de Pinheiral.
O evento faz parte do projeto pedagógico desenvolvido nas escolas para abrir o diálogo, esclarecer e alertar os jovens acerca das questões envolvidas no universo das drogas. O delegado trouxe a perspectiva das principais questões públicas e ocorrências ligadas à juventude e o consumo de drogas.
"Procuro conversar com os jovens e, sempre que possível, com o pais sobre a importância de tomarmos as medidas necessárias para se livrar desse transtorno que o universo das drogas traz. É importante saberem os principais problemas públicos, e como a lei trata o adolescente e adulto que começam com o uso, mas acabam se envolvendo em uma série de crimes", disse Antônio Furtado.
A diretora da E. M. Lúcio de Mendonça explica que a abordagem se dá de maneira clara e aberta. "Nossa intenção é mostrar como a pessoa começa como usuário e acaba caindo no crime, essa realidade é muito próxima, por isso tratamos o assunto em uma conversa franca e direta".
Para o orientador pedagógico da Escola, Fred Fernandes, a medida tem se mostrado eficiente. "Procuramos a prevenção e buscamos mostrar as consequências mais pesadas, os atos infracionais. Percebemos muita desinformação, muitos não sabem por quais atitudes as pessoas podem ser presas ou pior, tirar vidas ou acabar com a própria por causa das drogas. Nesse sentido, a participação dos alunos tem sido fundamental", destacou.