Durante a semana, estudantes do 6º ao 9º ano do Ciep 477 - Professora Rosa da Conceição Guedes em Arrozal participaram de palestras com temáticas voltadas para a adolescência. Os assuntos debatidos foram escolhidos pelos próprios alunos, que participaram com opiniões e perguntas.
O evento faz parte de uma série de atividades que a escola promove para abrir o diálogo com os jovens e esclarecer sobre questões importantes nessa fase como as mudanças da adolescência, sexualidade, drogas, respeito ao próprio corpo, entre outras. É uma exigência do Ministério Público que se tornou um projeto da Secretaria Municipal de Educação: "Educação para a cidadania", visando utilizar o espaço da escola como uma preparação e transformação para a vida.
As palestras tiveram os temas "Liberdade de expressão, liberdade para viver! Eu amo meu corpo" e "Viver consciente: uma vida saudável", ministradas pelos palestrantes Cândida Miranda e Ricardo Vinicius Cunha. Anteriormente, os pais dos alunos também foram convidados para um encontro, tratando dessas temáticas nas perspectivas dos responsáveis e como lidar com essa fase da adolescência.
A orientadora pedagógica Cláudia Pereira Lopes ressalta a importância de promover esse diálogo entre a escola, os alunos e os pais. "São temas de vivência que permeiam a vida deles, não há como a escola deixar de falar isso, e depois trabalhamos atrelando as disciplinas com a produção de oficinas e conteúdos dentro da sala de aula", disse.
Para o diretor Jocemar Rodrigues, as atividades servem para "abrir o diálogo e principalmente despertar o adolescente, deixando-o informado e esclarecido sobre muitas questões. E o retorno que temos deles é muito favorável". Aluno do 9º ano, Natã Vicente concorda: "a palestra é muito legal e precisa muito ter esse tipo de conversa com a gente, porque às vezes ficamos sem aconselhamentos e essa também é uma ótima hora para tirar dúvidas", concluiu.