Apresentação

A Educação Infantil tem como base um fazer pedagógico que incorpora, de maneira integrada, as funções de educar e cuidar. Nessa perspectiva, vem desenvolvendo um trabalho a fim de favorecer às crianças inúmeras possibilidades de aprendizagens, partindo sempre do seu "eu", deixando-as desenvolverem suas potencialidades e auxiliando-as neste processo. As ações desenvolvidas consideram prioritariamente princípios como liberdade, justiça, amor e fraternidade, de modo que as crianças possam compreender estes valores através de situações lúdicas de interação social propostas nas práticas cotidianas. A educação da pequena infância é o espaço para a descoberta de possibilidades e limites na busca da construção da própria identidade, para o conhecimento de instrumentos úteis à sociedade vigente, para a construção de um compromisso transformador da sociedade que ora se apresenta.

Objetivo geral

A educação Infantil deve favorecer às crianças situações em que possam desenvolver uma auto-imagem positiva; descobrir e conhecer seu próprio corpo; estabelecer e ampliar relações sociais e vínculos afetivos; explorar o ambiente; brincar; utilizar diferentes linguagens; conhecer algumas manifestações culturais.