Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Banda de Música Santa Cecília Arrozalense

A centenária Banda de Música, selecionada como Ponto de Cultura Vamos ouvir a Banda?, objetiva o resgate e a preservação da cultura musical dos nossos antepassados, via inclusão social das crianças. Conta com turmas de teoria musical e prática, atendendo a aproximadamente 70 alunos, na faixa etária de 7 a 15 anos.

A história da Banda de Música Santa Cecília Arrozalense mostra um tempo de rivalidade entre as duas bandas existentes no distrito de Arrozal, em busca da qualidade de repertórios - a banda de brancos e a banda de negros e que, que se fundiram por conta da queda da escravidão. A liberdade que passou a desfrutar o braço escravo da lavoura cafeeira provocou o êxodo da população e, conseqüentemente, dos músicos. Contudo, somente em 15 de fevereiro de 1944 a instituição passou a ter personalidade jurídica, devido à falta de elementos precisos da data em que foram criadas.

Houve um período em que enfrentou dificuldades financeiras e de recursos humanos - o número reduzido de integrantes -, ensejando, de tempos em tempos, sua reorganização, até que em 1942, o jovem Jacy Pereira Guimarães, ausente por motivos de estudos em Niterói, retornou a Arrozal e aceitou a missão de reestruturar a banda, transmitindo seus conhecimentos musicais e aprimorando os existentes. Desde então, a banda passou a prestar relevantes serviços no campo artístico-cultural. Ainda hoje, o mestre Jacy posiciona-se, orgulhosamente, à frente da banda, espalhando música e emoção, num apelo permanente para preservação desse incontestável patrimônio cultural do município de Piraí.