Um profeta que previu a chegada do Messias na pessoa de Jesus Cristo, seu primo, com diferença de seis a oito meses de idade. Diz a Bíblia que foi ele quem batizou Jesus. É o mais famoso dos três santos de junho, tanto que as festas juninas são conhecidas como festas joaninas ou festas de São João. É protetor dos casados e enfermos, protegendo contra dor de cabeça e de garganta.
Os historiadores apontam que as festas em sua homenagem estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão. Essas festas eram realizadas para afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse prejudicar a colheita.
As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.
Essas festas chegam ao Brasil com os portugueses durante o período de colonização onde trocam o nome de festa joanina para festa junina, se referindo ao mês de junho considerando que São Pedro e Santo Antônio também são festejados no mesmo mês.
Essas festas tomaram proporções gigantescas no nordeste. À Campina Grande foi dada o título de capital do forró. Entre as diversas atrações, tem a dança típica da quadrilha, que teve sua origem também nos bailes da corte de França, “quadrille”.
A indispensável fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho. Ele se chamaria João Batista.
Nossa Senhora queria ficar informada sobre o nascimento e perguntou: - Como poderei saber do nascimento do garoto?
- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que Joãozinho nasceu.
A promessa foi cumprida e no dia Maria viu as chamas e foi para a casa de Isabel onde encontrou o menino João Batista, primo do filho que ela daria a luz meses depois.