Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > revista da cultura > Assim nasce Piraí...
Início do conteúdo da página
Quarta, 23 Junho 2021 19:25

Assim nasce Piraí...

Assim nasce Piraí...
A área onde Piraí está localizada faz parte da região do Vale do Médio Paraíba, originalmente habitada pelos índios Puris e Coroados.
 
Conforme a região foi sendo ocupada pelos brancos, estas tribos foram desaparecendo, delas restando apenas vestígios e muitos nomes de rios e localidades, a começar pelo nome de Piraí, cujo significado em tupi é Rio de Peixes.
 
A história de Piraí está diretamente ligada a elementos religiosos, pois pela tradição da época, os povoados surgiam oficialmente a partir da construção de uma capela. E em 1772, foi construída uma pequena Capela, próxima ao rio, que foi dedicada a Sant’Ana, nascia a freguesia Sant’Ana do Piraí.
 
Ao que tudo indica a antiga capela foi construída onde hoje se encontra a Praça Domingos Mariano, conhecida também como Praça do Coreto.
 
Para que a Freguesia de Santana do Pirai fosse elevada a vila e o seu consequente desmembramento de São João do Príncipe (São João Marcos cidade hoje extinta), foi promulgada pelo Imperador D. Pedro II a Lei nº 96 de 6 de dezembro de 1837.
 
Para dar suporte as suas necessidades, essa mesma Lei determinou a construção e a instalação de mobiliário em um Prédio que abrigasse as atividades da Casa da Câmara, Júri e Cadeia. Prédio este que hoje abriga a Prefeitura.
 
E somente no dia 17 de outubro de 1874 que foi concedido o título de cidade, a Piraí.
 
Marcada passagem de grandes momentos da história econômica do Brasil, a cidade de Santana do Piraí passou a denominar-se apenas Piraí através de um decreto estadual de 3 de junho de 1892 (IBGE, 1948:8)
 
Gostou da nossa revista? Então marque e compartilhe com seus amigos. Participe também nos enviando sugestões de assuntos que você gostaria de ver publicado nas próximas edições. Até lá!
Lido 339 vezes Última modificação em Quarta, 23 Junho 2021 19:38
Fim do conteúdo da página


Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n°, Centro, Piraí - RJ - 27.175-000
Telefones: (24) 2431 9950
Atendimento: Segunda a sexta-feira de 08h às 17h
E-mail: ouvidoria@pirai.rj.gov.br