Página inicial > Notícias > Setembro > VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Piraí: Construindo um Brasil mais Inclusivo!
Quinta, 28 Setembro 2023 15:53

(0 votos)

Na nesta quinta-feira, dia 21, a Prefeitura Municipal de Piraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Piraí, promoveu a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado na Câmara Municipal, teve como tema central: “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo.”

A conferência, realizada no Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, teve como principal objetivo proporcionar um espaço de participação ampla e democrática para discutir e articular propostas visando aprimorar as políticas públicas relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência em Piraí.

Um dos momentos do evento foi a palestra da Edicléa Mascarenhas Fernandes, Presidente do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência e professora da UERJ. Em sua apresentação, ela compartilhou experiências sobre o cenário atual e as perspectivas futuras na implementação dos direitos das pessoas com deficiência, reforçando a importância de um Brasil mais inclusivo.

A programação também contou com a emocionante apresentação do Coral da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que demonstrou mais uma vez o talento e a dedicação das pessoas com deficiência em expressar sua arte e voz.

A conferência não se limitou apenas a discursos e apresentações, mas também promoveu grupos de discussão, onde os participantes apresentaram propostas que abrangem os níveis municipal, estadual e federal. Essas propostas visam a aprimorar as políticas públicas e garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam efetivamente protegidos.

Além disso, durante o evento, foi realizada as eleições dos delegados que representarão Piraí na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e das entidades e organizações que comporão o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o biênio 2023/2025.