Página inicial > Notícias > Maio > Unidade de Saúde de Santanésia é entregue à população
Sábado, 26 Mai 2018 14:39

Unidade de Saúde de Santanésia é entregue à população

A Prefeitura inaugurou neste sábado de manhã (26) a Unidade Básica de Saúde da Família Nelson Gomes Gama, em Santanésia. A nova instalação conta com consultórios odontológico, ginecológico e geral, salas de preparo, vacina e curativos, farmácia, sala para os agentes comunitários, de reunião e de esterilização, copa e recepção, todos climatizados, sendo o investimento total de R$ 574.374,69.

Estiveram presentes o Prefeito Dr. Luiz Antonio, a secretária de Saúde Maria da Conceição de Souza Rocha e demais secretários, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Ana Cláudia Costa Lima e demais conselheiros, os vereadores Júnior Dentista e Cesinha, representando o Legislativo, e moradores da comunidade.

A obra iniciada em abril de 2011 e orçada na época em R$ 463.506,45, foi paralisada em 2012 por determinação da Secretaria de Saúde após solicitação do Conselho Municipal de Saúde devido a constatação de inúmeras irregularidades na execução do projeto, gerando inclusive ação judicial. Após nova licitação a obra foi retomada em setembro de 2016. A etapa de finalização foi executada pela empresa VCR Construção e Serviços Ltda, pelo valor de R$ 256.847,29.

"Depois de tantos obstáculos, conseguimos entregar esta importante Unidade de referência e muita qualidade para a comunidade, e tudo dentro da legalidade. Ao ocupar um cargo público, temos a responsabilidade pelo que é feito e o que não é, e por isso temos o compromisso de desenvolver tudo com transparência e dentro da lei. Vamos trabalhando com reponsabilidade para atender com dignidade e não deixar a população desassistida. É muito importante a população participar e se apropriar das políticas publicas para acompanhar e entender o trabalho que o munícipio vem fazendo em prol da Saúde e de outros segmentos", disse a secretária Maria da Conceição.

"Nós do Conselho acompanhamos todas as atividades com prestações de contas, licitações, investimentos e obras da Secretaria de Saúde. Após identificar problemas quanto à execução da obra, solicitamos uma avaliação técnica junto à Secretaria de Saúde que embasou nossa decisão. Acompanhamos também a nova licitação e hoje participamos da entrega desta obra, que é uma Unidade ampla, confortável e equipada com muita qualidade", disse a presidente Ana Cláudia.

"Hoje devemos agradecer aos profissionais da Saúde, à população e aos membros do Conselho, que responsavelmente entraram com o pedido de paralisação das obras. Na justiça, a luta continua, pois acionamos os responsáveis por não estarem cumprindo as obrigações e eles nos acionaram também pois queriam receber pelo serviço que não foi realizado de maneira correta. As pessoas precisam se apropriar do que é público, graças aos moradores de Santanésia que solicitaram o prosseguimento das obras que conseguimos entregar hoje esta nova Unidade, mantendo a homenagem ao Dr. Nelson, profissional muito querido pela comunidade", disse o prefeito.

"Os impasses geraram muita ansiedade e cobrança por parte da população, nós aguardamos muito pelos resultados e alguns, por não terem acesso ou até mesmo interesse, acabaram não entendendo o processo. A gente sabe que teve muita luta, mas hoje é um dia para comemorar porque no fim os beneficiados somos nós aqui de Santana ", disseram os morades Josimar dos Santos Lage e Fernanda Gomes de Jesus.