Página inicial > Notícias > Abril > Sessão solene para posse de Prefeito e Vereadores Mirins
Quarta, 26 Abril 2023 13:41

Sessão solene para posse de Prefeito e Vereadores Mirins

A prefeitura de Piraí através da Secretaria Municipal de Educação de Piraí, em parceria com a Câmara Municipal de Piraí, realizou na tarde de ontem, 25, no Plenário do Legislativo, uma sessão solene para posse de Prefeito e Vereadores Mirins, para o período de 2023 e 2024.
O prefeito e vice-prefeito foram escolhidos através de votação online pelas redações feitas pelos alunos com o tema “O que eu faria de melhor como Prefeito Mirim?”. Já os vereadores foram selecionados através da redação com o tema “Que propostas inovadoras eu criaria como Vereador Mirim?” e eleitos através de campanhas realizadas nas escolas através de voto direto. Ambas as votações aconteceram no dia 12 de abril.
O prefeito mirim eleito e empossado, Kaiky Samuel da Rosa Rodrigues, é aluno da E.M. Rosa Carelli da Costa. E a vice prefeita, Penélope Alves da Silva Souza, é aluna do Ciep 158 Professora Margarida Thompson.
A secretária de Educação, Sandra Neves, afirmou que o intuito do projeto prefeito e câmara mirim é trabalhar a cidadania e a formação política não somente com os alunos eleitos, mas em todo o ambiente escolar.
“Vocês, prefeito, vice-prefeita e vereadores mirins, terão o compromisso de ouvir seus colegas e identificar os problemas e dificuldades, tanto em ambiente escolar, quanto nos seus bairros e encontrarem as possíveis soluções, seja através de vocês mesmos ou através de indicações para o executivo e legislativo municipal”, completou Sandra Neves.
O presidente da Câmara Municipal de Piraí, Mário Hermínio da Silva Carvalho, falou da satisfação com retorno do projeto e explicou uma que é uma preparação para o futuro através da formação de novas lideranças na comunidade.
“Amanhã serão vocês que estarão no comando da cidade. Vocês poderão ser daqui a duas ou três eleições os novos vereadores e prefeito da cidade. Nosso tempo como de todo mundo passará e serão vocês que terão a responsabilidade de cuidar de nós e toda a população”, afirmou Mário Hermínio.
O prefeito Dr Ricardo Passos, parabenizou todos os envolvidos no Projeto Parlamento Mirim e reafirmou a importância para formação dos jovens alunos.
Acho este projeto excepcional, onde nossos alunos têm oportunidade de aprender na prática a aula de cidadania de política e é disso que a gente precisa. Formar cidadãos, políticos que sabiam quais são as suas funções dentro da sociedade.
Estiveram presentes na solenidade os Vereadores Prico, Didi da Jaqueira, Xandeco, Mario Hermínio, Secretária de Educação, Sandra Neves, Coordenadora do Projeto Parlamento Juvenil Rita Barros, Sub Tenente Santos, o Prefeito Dr Ricardo Passos, além de diretores e familiares dos empossados.
A Assembleia Mirim se reúne uma vez por mês para discutir e propor ações para a solução de problemas e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Confira a composição do Parlamento Mirim:
Prefeito Mirim:
Kaiky Samuel da Rosa Rodrigues
Escola Municipal Rosa Carelli da Costa;
Vice-prefeita Mirim:
Penélope Alves da Silva Souza
Ciep 158 Professora Margarida Thompson;
Vereadores Mirins:
Caio Barbosa Elias da Rocha (C.M. Dr. Aurelino Gonçalves Barbosa);
Gabriella Lázaro Santos Silva (E.M. Luiz Marinho Vidal);
Giovana Fonseca Costa (E. M. Lúcio de Mendonça);
Higor Ferreira de Almeida (Escola de Lajes);
Isadora Ferraz Nascimento (E. M. Lúcio de Mendonça);
Kyara Sacramento da Silva (E.M. Epitácio Campos);
Luiz Miguel Alcebiades de Oliveira (C.M Presidente Castelo Branco);
Marina Vasconcelos Cardoso (Ciep 477 – Professora Rosa da Conceição Guedes);
Marya Eduarda de Souza Baldez (C.M.Presidente Castelo Branco);
Robledo Augusto Santos de Almeida (E.M. Rosa Carelli da Costa);
Talyson da Silva Pires de Souza (Ciep 158 – Professora Margarida Thompson).
Suplentes:
Alexandra Bonfim da Silva (E.M. Aurelino Gonçalves Barbosa);
Ana Beatriz Oliveira Marques (E.M Lúcio de Mendonça);
Eiko Rodrigues Edaki (E.M. Luiz Marinho Vidal);
Fernanda Veloso Ferreira (C.M. Presidente Castelo Branco);
Jullyara Romão Santana Mendes (C.M.Presidente Castelo Branco);
Kíssia Andrade da Silva (E.M. Rosa Carelli da Costa);
Lucas Ferreira Parreira (E.M. Epitácio Campos);
Luísa de Araújo Medeiros (Escola de Lajes);
Luiz Henrique Nascimento Duarte (Ciep 158 – Profª Margarida Thompson);
Maria Fernanda de Oliveira (E.M Lúcio de Mendonça);
Maria Victoria da Silva Rocha (Ciep 477 – Profª Rosa da Conceição Guedes).