Página inicial > Notícias > Setembro > Sessão solene abre Semana Municipal do Idoso
Quarta, 26 Setembro 2018 18:01

Sessão solene abre Semana Municipal do Idoso

Sessão solene abre Semana Municipal do Idoso Fotos: Alexandre Teixeira

A Semana Municipal do Idoso teve sua abertura oficial em uma sessão solene na Câmara Municipal de Piraí na noite de terça-feira (25). A ação vai até o dia 1º de outubro que o Dia Nacional e Internacional do Idoso e é realizada pelo Conselho Municipal do Idoso com apoio da Prefeitura Municipal em prol da valorização da pessoa idosa e suas conquistas, possibilitando um espaço de fortalecimento do corpo e da mente, com atividades culturais e esportivas.

O evento contou com a presença do Dr. Jorge Pantaleão da Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer de Volta Redonda, que deu um emocionante relato sobre como lidar com a doença degenerativa. "Temos todos que estar alertas para os sintomas, quando o esquecimento começa a atrapalhar nosso dia-a-dia é bom ter atenção. E o cuidado deve ser criativo e lidar com amor e estímulo para que a pessoa com Alzheimer tenha a melhor qualidade de vida possível", disse.

Estiveram presentes também o secretário de Esporte e Cultura Rogério Nunes, a secretária de Educação Sandra Gomes Simões, o presidente da OAB-Piraí Gustavo de Abreu, o presidente do Conselho Municipal do Idoso Getúlio Oliveira, o presidente da Câmara Mário Hermínio representando os demais integrantes do legislativo e membros do Lions.

"Prestamos hoje justas homenagens aos nossos queridos idosos do município de Piraí. O nosso objetivo é sensibilizar a sociedade para o envelhecimento e alertar sobre a importância de proteger e cuidar dos idosos.", disse o presidente do CMI Getúlio Oliveira. O presidente finalizou ainda dizendo sobre o papel do Conselho, que tem como objetivo aprovar, discutir, avaliar, sugerir e principalmente fiscalizar as políticas públicas implantadas para que sejam respeitadas, de acordo com o que está previsto no Estatuto do Idosos.

"Nós que somos mais novos, temos que aprender com as pessoas mais velhas, que trazem uma sabedoria de vida. E a gestão pública tem a obrigação de defender e se voltar para os idosos. Aqui, mesmo com as atuais dificuldades, jamais deixamos de lado um projeto que envolvesse a promoção da saúde e qualidade de vida para a população nesta faixa etária", disse o secretário Rogério Nunes. Alguns dos projetos da Prefeitura Municipal são: aulas de ioga, ginástica, biodanza; acompanhamentos através da Secretaria de Assistência Social; acompanhamentos especializados através da Secretaria de Saúde e o projeto Coral Renascer, que também se apresentou no evento.

Ao final da cerimônia, a coordenadora do projeto Terceira Idade em Atividade Daisy Lúcia Lima recebeu homenagens do vereador Cesinha e corpo legislativo e demais participantes dos projetos por seus trabalhos desenvolvidos no município.