Página inicial > Notícias > Setembro > Semana Municipal de Direito à Educação Inclusiva chega à quarta edição
Quarta, 13 Setembro 2017 16:03

Semana Municipal de Direito à Educação Inclusiva chega à quarta edição

Semana Municipal de Direito à Educação Inclusiva chega à quarta edição Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Piraí se prepara para a quarta edição da Semana Municipal do Direito à Educação Inclusiva, que será realizada entres os dias 18 e 22 de setembro e contará com uma programação diversificada.

Além das atividades escolares, o evento vai promover mesas de debates com profissionais da área, apresentações de música e dança, Feira de Acessibilidade e Exposição Cultural, além da presença de grupos especializados no assunto. As atividades serão  gratuitas e direcionadas aos profissionais, alunos, pesquisadores e à população interessada em geral.

A Semana é uma iniciativa que busca não só fomentar as ações escolares, mas também movimentar todos os setores e atores do município, a fim de que cada um conheça a inclusão e se reconheça como agente inclusivo em toda a sociedade.

Para a Coordenadora da Equipe de Inclusão Ednéia Silva, este é um momento de aprofundamento e troca de experiências. "Hoje a Educação recebe uma diversidade muito grande de alunos e precisa o tempo todo se renovar e buscar meios de lidar com essa clientela. Esse ambiente é desafiador e ao mesmo tempo enriquecedor, pois permite a oportunidade de crescimento de todos os envolvidos", disse.

Confira a programação:

19/09 - Terça-feira

Local: Auditório Ceamtec

13h - Abertura
Apresentação da E. M. Lúcio de Mendonça

13h30 - Mesa Redonda: "Os desafios de uma escola plural"

Profª. Sandra Gomes Simões -  Sec. Mun. de Educação

Profª. Dra. Mônica Pereira dos Santos - PhD em Psicologia pela Universidade de Londres. Coordenadora do Observatório Estadual de Educação Especial - OEERJ/ Fundadora e Coordenadora do Lab. de Pesquisa, Estudo e Apoio à Diversidade em Educação Lapeade/UFRJ.

Profª. Dra. Sabrina Araújo de Almeida - Unesa. Ma. em Psicologia pela Universo e Profª. das Disciplinas Pedagógicas do IFRJ/Campus Pinheiral.

15h - "Nossos Alunos em Ação"-  Experiências de Sucesso

15h30 - Apresentação Cultural de Ballet

16h - Coffe Break

20/09 - Quarta-feira

Local: Agremiação Esportiva Piraiense
Horário: 10h Às 16h

I Feira da Acessibilidade

Participações: LADACA  - UFF/VR  (Ferramentas Digitais para Autistas), Instituto Ninho/VR, IFRJ/Pinheiral, entre outros;

Vivências Psicomotoras - Profª. Cláudia Rodgers (SME) - Graduada em Ed. Física pela Unifoa, Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício.

Apresentação dos Alunos da E.M. Nova Esperança

21/09 -  quinta-feira

Local: Auditório do Ceamtec
Horário: 13h Às 15h50

13h - Mesa Redonda "A Inclusão nas perspectiva das Defasagens Socioeducacionais"

Dr. Gonzalo Lopes - Me. em Educação Inclusiva pela UFRJ. Secretário Geral da Comissão OAB vai à Escola; Colaborador Jurídico do Movimento Down; Prof. de Direito Constitucional e Direito da Pessoa com Deficiência.

Prof. Me. Alexandre Mello Patrizi - Me. em Ciências Pedagógicas, Graduado em Ed. Física e Fisioterapia.; Ex Técnico da Equipe de Futebol de Basquetebol em Cadeira de Rodas da ANDEF; Prof. Educação Física do Município de Cabo Frio.

Prof. Dra. Alexandra Lima da Silva - Dra. em Educação pela UERJ, Bacharel, Licenciada e Ma. em História Social pela UFF.

20 a 22/09

Local: Casa de Cultura

Horário: 8h ás 17h

Exposição de Materiais Pedagógicos Adaptados construído pelas Mediadoras Educacionais e Professoras das Salas de Recursos.