Página inicial > Notícias > Setembro > Semana Municipal da Educação Inclusiva promove palestras e oficinas
Quarta, 19 Setembro 2018 17:11

Semana Municipal da Educação Inclusiva promove palestras e oficinas

Com o tema "Quem sou eu dentro desta sociedade que ainda precisa aprender a incluir?", a Secretaria de Educação promoveu a V Semana Municipal do Direito à Educação Inclusiva, que contou com ações diferenciadas.

Além das atividades escolares, o evento contou com mesas de debates com profissionais da área, oficinas, apresentações de música e dança, Exposição Cultural, além da presença de grupos especializados no assunto. O trabalho dos Mediadores Educacionais e as experiências compartilhadas por mães de alunos também foram temas.

"Nossa semana é preparada com muito carinho para nos aprofundarmos sobre o tema da Inclusão, que não deve ficar restrita apenas ao âmbito escolar. Buscamos refletir sobre essa turbulência social na qual estamos mergulhados, sendo preciso desenvolver sensibilidade, outros olhares, empatia e claro, ações para que as diferenças sejam respeitadas e diminuídas", disse a representante do setor de Serviço de Atendimento Educacional Especializado Aline Silva Pinheiro.

"A escola pode e deve fazer parte dessa mudança social que queremos e, por isso, seguimos neste trabalho. Daqui a um tempo não será mais necessário falar de inclusão, pois todos vão ser entendidos como iguais e diferentes em suas experiências, pois todos passam por momentos de diferenciação e dificuldades", explicou a palestrante Sônia de Alcântara Gouveia.

"A Educação Inclusiva é um compromisso do município e parte das políticas públicas que são um desafio no país. Aqui encaramos com seriedade e só temos a agradecer à equipe pedagógica que age com muito carinho e competência; aos diretores e professores e equipe que trabalham o tema nas escolas d e maneira diferenciada. Agradecer também muito aos pais, pois a família caminhando junto é o diferencial, e aos mediadores, pela dedicação e cuidado", disse a Secretária de Educação Sandra Gomes Simões