Página inicial > Notícias > Junho > Semana do Meio Ambiente traz palestras e exposição
Sexta, 29 Junho 2018 16:50

Semana do Meio Ambiente traz palestras e exposição

Semana do Meio Ambiente traz palestras e exposição Fotos: Alexandre Teixeira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu a Semana do Meio Ambiente, que contou com palestras, exposições e atividades com o tema "Preservar, Recuperar, Economizar, Reaproveitar e Semear".

Coleta Seletiva

Na quinta-feira (28), foi realizada a palestra sobre Coleta Seletiva com o gerente de Destinação Final de Resíduos do SAAE de Barra, engenheiro Sérgio Antônio da Silva. Na exposição, o profissional explicou que o processo para sucesso da coleta seletiva, tem obrigatoriamente que incluir a participação da população.

“Não existe programa de coleta seletiva sem a população. Se as pessoas não fizerem a sua parte no processo, separando os materiais recicláveis daqueles que não são para coleta do caminhão, não tem como existir coleta seletiva”, aifrmou Sérgio Silva.

Ele ainda destacou que, conforme dispõe a Lei Federal nº 12.305, de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, no Artigo 35, o cidadão é obrigado a fazer a separação dos materiais recicláveis dos não recicláveis, em todo local onde haja sistema de coleta seletiva.

O secretário de Meio Ambiente Mário Luiz Dias Amaro destacou que o programa de coleta seletiva de Barra Mansa é muito parecido com o adotado por Piraí e informou que a partir da próxima terça-feira (3) irão começar os trabalhos de educação ambiental e coleta seletiva no Distrito de Arrozal.

“A coleta seletiva é uma alternativa e uma solução para diversos problemas enfrentados pelos municípios: a redução dos custos com a redução do volume despejo de lixo inservível nos aterros sanitários estaduais; o aumento do tempo de vida útil dos aterros sanitários municipais, na localidades em que eles ainda existem; a redução da exploração dos recursos naturais graças ao reaproveitamento dessa matérias primas;  fonte de renda para pessoas e famílias de baixa renda através da organização de cooperativas de catadores; etc.”, explicou Mário Amaro.

Recursos Hídricos

Na sexta-feira (29) foi o dia de tratar sobre os recursos hídricos no Casarão de Arrozal. A palestrante convidada foi a Secretária Executiva do Comitê de Bacias do Médio Paraíba Vera Lúcia Teixeira. A palestrante explicou sobre o  Plano de Bacia "que é um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos e atua como uma ferramenta de diagnóstico da situação dos recursos hídricos e de planejamento das ações necessárias para a recuperação e conservação dos recursos hídricos na região", destacou.

Além disos, o Comitê tem o objetivo de promover a gestão participativa dos recursos hídricos que, na Região Hidrográfica III do Estado do Rio de Janeiro, compreende a região constituída pela bacia do Rio Preto e pelas bacias dos rios afluentes do curso médio superior do rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro, abrangendo, integralmente, os municípios de Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, assim como, parcialmente, os municípios de Barra do Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras, situados na região sul fluminense do Estado.