Página inicial > Notícias > Abril > Secretaria de Saúde realizou oficina de capacitação para profissionais da atenção básica
Quarta, 18 Abril 2018 16:32

Na terça-feira (17), no CEAMTEC – Colégio Estadual Affonsina Mazillo Teixeira Campos, no Centro, em Piraí, aconteceu a Oficina de Desenvolvimento e Comportamento na Infância e Adolescência, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Piraí como capacitação para os profissionais de atenção básica do Município e equipes especializadas.

A oficina foi organizada pelo SEMEIA – Serviço Multidisciplinar de Atenção à Infância e Adolescência, e ministrada pela terapeuta ocupacional, Verônica Brandão, do Centro Especializado de Reabilitação 3, de Volta Redonda, que falou sobre o Transtorno de Espectro Autista e os desafios na abordagem multiprofissional.

O fisioterapeuta Sérgio Júnior de Oliveira Figueiredo, da Secretaria Municipal de Saúde, afirmou que a oficina trouxe a oportunidade de aproximação dos serviços de atenção básica aos serviços especializados e permitiu a discussão de casos do dia a dia.

“A apresentação e discussão de casos ocorridos no dia a dia e comuns a esses dois serviços nos permite analisar qual a melhor forma de abordá-los na busca de melhores resultados para os pacientes e suas famílias”, explicou Sérgio Júnior.

Sérgio Júnior comentou ainda que a discussão multidisciplinar dessas questões permite uma melhor visão das equipes quando a casos suspeitos de alteração no desenvolvimento neuropsicomotor surgem nos serviços de saúde, em especial na atenção básica, facilitando a possível identificação do problema e o correto encaminhamento.