Página inicial > Notícias > Outubro > 13ª Jornada Pedagógica estimula trabalho humanizado
Sexta, 09 Outubro 2015 14:51

13ª Jornada Pedagógica estimula trabalho humanizado

A Secretaria de Educação promoveu nesta sexta-feira (9) a 13ª Jornada Pedagógica com o tema “Novos rumos e novas perspectivas: educar, humanizar e transformar”. Palestras foram ministradas durante a manhã para todos os funcionários da Educação e um almoço de confraternização pelo Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, foi oferecido no CIEP 158 – Prof.ª Margarida Thompson.

A abertura foi realizada no Centro de Eventos e a mesa foi composta pela secretária de Educação, Sandra Simões; o prefeito, Dr. Luiz Antonio; o vice-prefeito, Chiquinho Perota; a diretora da Faetec, Sueli Venâncio; e a diretora do C. M. Dr. Aurelino G. Barbosa, Sandra Rosa.

De acordo com a secretária de Educação, Sandra Simões, esta edição da Jornada Pedagógica visa por em discussão a base nacional curricular e estimular o trabalho mais humanizado dos professores. Sandra Simões enfatizou que o trabalho da Educação não é feito apenas pela secretaria, mas com a participação de todas as escolas e docentes.

“Piraí possui 20 escolas e quase 5 mil alunos e para que um bom trabalho seja feito, precisamos de todos e sei que posso contar com cada um de vocês”, disse a secretária de Educação durante a abertura, no Centro de Eventos.

O prefeito, Dr. Luiz Antonio, acredita que a Jornada Pedagógica estimula a reflexão no âmbito educacional, principalmente com a contribuição de visões externas dos palestrantes.

“Além de permitir a reflexão no processo pedagógico, esse evento é motivacional para nossos profissionais. Permite refletir sobre a unidade da rede, que a participação de todos é importante, e isso resulta na melhoria da qualidade do ensino”, enalteceu o prefeito.

Humanização

No Centro de Eventos foi ministrada a palestra “A educação brasileira, os desafios da escola e o direito à aprendizagem: um projeto de educação para a humanização e cidadania” com o professor doutor César Nunes, da Unicamp, direcionada a diretores, orientadores educacionais e pedagógicos, docentes I e II, mediadores e blogueiros.

O objetivo da palestra, segundo César Nunes, é mostrar que deve haver menos preocupação com as notas e mais com a relação entre o aluno e professor, uma vez que quando a humanização é otimizada, o desempenho também é.

“A escola hoje é convocada a pensar mais a relação humana em vez de focar apenas no desempenho, nas notas. Precisamos que os professores saibam lidar com as questões sociais dentro da sala de aula, no combate ao racismo, machismo, homofobia, sexismo e preconceitos em geral. Eu vejo que a Educação no Brasil tem avançado, mas ainda não é o suficiente”, declarou o professor.

César Nunes disse ainda que acompanha o trabalho desenvolvido em Piraí e parabenizou o município: “Piraí, enquanto Cidade Digital, está de parabéns, porque atrelar a educação à tecnologia é fundamental hoje em dia e esse laço precisa ser muito bem conduzido. A tecnologia deixa a sociedade mais autônoma, mas é necessário um direcionamento, e por isso a educação se faz tão necessária”, afirmou o palestrante.

Aprovação

A inspetora de alunos Iraci de Souza Natividade assistiu à palestra da psicóloga Cândida Camargo e gostou da abordagem sobre relacionamento com alunos e colegas de trabalho.

"Sempre participo das palestras na Jornada Pedagógica porque a gente sempre aprende e se avalia para ver se está fazendo certo ou se ainda pode melhorar", contou Iraci, que trabalha no CIEP 477 - Prof.ª Rosa da Conceição Guedes, em Arrozal.

Ana Paula Ferreira da Silva é diretora do CIEP 158 e participou de todas as edições da Jornada Pedagógica. Ela reconhece que os educadores de Piraí são valorizados e estimulados a estudar cada vez mais.

"Semanalmente temos um terço da carga horária para estudar e isso é um privilégio", opinou Ana Paula. A diretora disse ainda sobre a importância de eventos como esse: " É um momento de aprendizagem e confraternização. As abordagens são sobre temas do nosso dia a dia e bem dinâmicos", frisou