Página inicial > Notícias > Maio > Prefeitura recebe caminhão para ampliar o programa de Coleta Seletiva
Quinta, 31 Mai 2018 16:22

Prefeitura recebe caminhão para ampliar o programa de Coleta Seletiva

O programa de coleta seletiva de Piraí- Recicla Piraí ganhou um reforço com a entrega de um caminhão baú realizada pelo governo do Estado. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (31) na Praça da Preguiça.

Estiveram presentes o prefeito Dr. Luiz Antonio, o governador do RJ Luiz Fernando Pezão, o secretário de Meio Ambiente Mário Amaro, os deputados estaduais André Corrêa e Gustavo Tutuca, vereadores representando o Legislativo e os servidores e cooperativa dos que atuam no projeto na cidade.

O Piraí Recicla, implantado desde 2016,  consiste no recolhimento dos materiais recicláveis (papel, alumínio, plástico e vidro), que são levados para a Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis de Piraí (Coopmapi). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, 40,5% dos materiais descartados na cidade são recicláveis, frente aos 12% não recicláveis e o restante, material orgânico. O projeto já conta com um caminhão baú e agora poderá ter a rota de recolhimento ampliada com a chegada de mais um.

O veículo foi cedido através do projeto Coleta Seletiva Solidária, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, à época em que o deputado André Corrêa era secretário, e teve indicação parlamentar do deputado Gustavo Tutuca.
“Pensar a questão ambiental é pensar em atitudes e mudar até as pequenas coisas, este é um pequeno exemplo disso, um passo para um projeto maior”, disse o deputado André Correa. "Através deste símbolo, podemos chamar a atenção da população para o tema. Piraí tem a extensão territorial muito grande e a Prefeitura, que já tem um veículo deste tipo, pode contar com outro para ampliar o alcance”, disse o deputado Gustavo Tutuca.

“Implantar a Coleta Seletiva em todo país é um processo que pode ser difícil e custoso ao primeiro momento, mas é o caminho que devemos seguir para garantir o futuro e os recursos do Meio Ambiente. E, nesse sentido, é importante a atuação do governo junto com as prefeituras”, disse o Governador Luiz Fernando Pezão.

O prefeito Dr. Luiz Antônio destacou o trabalho dos cooperativados, dos profissionais de limpeza e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que dão vida ao projeto de coleta seletiva na cidade. “A questão ambiental é extremamente relevante, assim como obter o apoio do governo do Estado para ampliar o alcance dos nossos programas da área e também na questão do encerramento dos aterros sanitários na região”, destacou.