Página inicial > Notícias > Maio > Prefeitura inaugurará sábado a nova unidade de saúde de Santanésia
Quarta, 23 Mai 2018 11:14

Prefeitura inaugurará sábado a nova unidade de saúde de Santanésia

No sábado (26), às 10 horas, a Prefeitura de Piraí realizará a cerimônia de inauguração da nova Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Santanésia, localizada na Av. Professora Heloísa Beatriz Figueira, com o investimento total de R$ 574.374,69.

A nova Unidade de Saúde contará com consultórios odontológico, ginecológico e geral, salas de preparo, vacina e curativos, farmácia, sala para os agentes comunitários, de reunião e de esterilização, copa e recepção, totalizando 395,35m². A unidade será entregue climatizada e o sistema de eletrificação e iluminação foi dimensionado para proporcionarem mais eficiência e minimizar os gastos com energia.

A obra iniciada em abril de 2011 e orçada na época em R$ 463.506,45, foi paralisada em 2012 por determinação da Secretaria de Saúde após solicitação do Conselho Municipal de Saúde devido a constatação de inúmeras irregularidades na execução do projeto, gerando inclusive ação judicial. Após nova licitação a obra foi retomada em setembro de 2016.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Cláudia Costa Lima, afirmou que a conclusão da obra é uma conquista da sociedade, representada através do Conselho de Saúde, que após a constatação dos problemas requereu que fossem tomadas as providências necessárias. O que acarretou o afastamento da empresa responsável, aplicação de multa e até medidas judiciais.

“Hoje a comunidade de Santanésia, pode ter certeza que está recebendo uma nova unidade com condições de realizar os serviços de saúde com qualidade e de forma humanizada. Dispondo do necessário para que os profissionais possam desempenhar com mais eficiência seus trabalhos”, explicou Ana Cláudia.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde destacou que apesar da demora, a decisão de paralisar a obra demonstrou coragem a responsabilidade da atual gestão da Secretaria de Saúde e da administração municipal com os recursos públicos, que mais do que apenas fazer, se esmeraram em fazer da forma correta, valorizando o dinheiro dos impostos da população.

A etapa de finalização da obra foi executada pela empresa VCR Construção e Serviços Ltda, pelo valor de R$ 256.847,29.

Das 12 unidades de saúde do município, nos últimos anos nove já foram reformadas ou ampliadas. Mais uma nova unidade foi construída em Ribeirão das Lajes e deverá ser entregue a população até agosto. Outra nova unidade está sendo construída no bairro Casa Amarela, que passará a abrigar o Centro de Especialidades Médicas do Município.