Página inicial > Notícias > Maio > Prefeitura entrega reforma e ampliação da UBS de Arrozal
Segunda, 25 Mai 2015 14:37

Prefeitura entrega reforma e ampliação da UBS de Arrozal

A Prefeitura de Piraí entregou na segunda-feira (25) a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Arrozal – Dr. Ronaldo Moreira de Castro. A ocasião contou com a presença do prefeito Dr Luiz Antonio, do ministro da Saúde Arthur Chioro, do governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de saúde do Estado, Felipe Peixoto, do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Gustavo Tutuca, de deputados federais e estaduais, prefeitos da região e vereadores.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou o desempenho de Piraí na saúde e afirmou que a cidade é um exemplo. Valorizou o trabalho desenvolvido pelas equipes da Unidade, bem como de todo município, frisando que ‘sabemos que a equipe é que faz a diferença nos atendimentos. Aqui vemos um SUS que respeita cada brasileiro e brasileira’.

O governador, Luiz Fernando Pezão, relembrou a inauguração da Unidade durante sua gestão como prefeito da cidade e comemorou a reforma. Salientou também o empenho da gestão de Piraí para conquistar e manter uma saúde de qualidade.

“Estou emocionado lembrando da luta que temos pela saúde. Torço para termos (no Estado) o que vi em Piraí nos últimos anos”.

O secretário de saúde do Estado, Felipe Peixoto, sustentou que o projeto do Ministério que visa a reforma das Unidades de Saúde é de suma importância para valorizar espaços deste tipo. O prefeito de Piraí, Dr Luiz Antonio, complementou afirmando que a Unidade vem de encontro com a necessidade da comunidade.

“A comunidade merece e tem tido esforço de uma equipe de profissionais comprometidos no dia a dia. Saúde de qualidade e dignidade para cada cidadão: tudo o que pudermos fazer para isso,  faremos e estamos fazendo” destacou o prefeito.

A UBS

A unidade conta agora com 614,53m². Foram realizados reparos, pinturas, drenagem, nova iluminação, sinalização, paisagismo e novas salas. O destaque ficou para a climatização e tecnologia – todas as salas possuem ponto de internet e computadores. Estima-se que a unidade atenda 6 mil usuários. Para isso, agora sua estrutura conta com: quatro consultórios médicos e de enfermagem, duas salas de espera, duas áreas administrativas. Além disso, salas de: observação, medicação, coleta, curativos, inalação e vacinação. Uma área para depósito de resíduos também foi construída.

A reforma faz parte do programa do Ministério da Saúde – Requalifica UBS, que pretende incentivar a modernização dos postos de atendimento. Em Arrozal foram investidos R$247.859,34, sendo R$215.257,75 de recursos do Requalifica UBS e R$32.601,59 de contrapartida da Prefeitura de Piraí.