Página inicial > Notícias > Fevereiro > Prefeitura e sociedade discutem os serviços de coleta e destinação do lixo em Piraí
Quinta, 18 Fevereiro 2016 11:03

No dia 16, segunda-feira, por volta das 18 horas, no Solário Vicente Senna, na Casa de Cultura de Piraí, aconteceu a primeira Oficina de Diagnóstico Participativo, reunindo representantes da sociedade, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Consultores contratados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu para elaboração do Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos.

Roberto Rubio, consultor da empresa MJ Engenharia, contratada pelo Comitê Guandu para elaborar os Planos para Resíduos Sólidos dos Municípios que integram a Bacia, informou que a finalidade da Oficina foi de confrontar o relatório elaborado pelos técnicos com as informações e opiniões dos moradores, apontando de forma clara as deficiências e postos positivos dos serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos no município.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Luiz Dias Amaro, afirmou que a construção de um Plano Municipal de Resíduos Sólidos de forma participativa, envolvendo todos os segmentos da sociedade é fundamental.

“O lixo é produzido por todos e todos juntos temos nossas responsabilidades sobre aquilo que descartamos como lixo. Sem a conscientização e a colaboração da sociedade não conseguiremos resolver os problemas relacionados aos resíduos sólidos. É muito importante que cada uma faça a sua parte disponibilizando o lixo de maneira adequada, no dia e no horário em que o caminhão passa na sua rua", completou Mário Amaro.

Roberto Rubio explicou que o processo de elaboração do Plano Municipal para Resíduos Sólidos será realizado em etapas. Primeiro vem o diagnóstico situacional, depois será realizada a faze de proposições buscando soluções viáveis para os problemas do Município. Depois disso será consolidado o Plano com a participação da sociedade que deverá ser encaminha à Câmara de Vereadores para que possa ser aprovado em forma de Lei, tornando obrigatória a sua implantação e execução.