Página inicial > Notícias > Maio > Prefeito reúne-se com secretários; veja como fica a situação de serviços essenciais
Segunda, 28 Mai 2018 18:43

Prefeito reúne-se com secretários; veja como fica a situação de serviços essenciais Foto: Alexandre Teixeira

O prefeito de Piraí Dr. Luiz Antonio reuniu-se na tarde desta segunda-feira (28) com o secretariado para avaliar os reflexos no município e na vida da população com a paralisação dos caminhoneiros, traçando a situação dos serviços essenciais prestados pela Prefeitura Municipal e as principais soluções para garantir o funcionamento.

A cidade vem comportando os impactos da paralisação e o funcionamento público tem atuado em modo de economia, sendo os serviços mais afetados aqueles da área de Educação, Transporte, Obras e Coleta de Lixo. O Prefeito Dr. Luiz Antônio afirmou que a avaliação e o trabalho tem que ser diário, já que a situação do movimento tem se mostrado muito dinâmica, e que já tomou medidas concretas para garantir a continuidade dos serviços mais urgentes junto ao Governo do Estado para as cidades da região, como presidente da Aemerj.

"Estamos trabalhando com um dia de cada vez, avaliando diariamente nossos estoques e serviços, e buscando medidas de contingência e soluções. Atuamos junto ao Gabinete de Crise do Estado para garantir a prioridade no abastecimento dos veículos da Saúde e Defesa Civil nos postos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.", afirmou o prefeito.

EDUCAÇÃO

As escolas da Rede Municipal de Ensino não funcionarão nesta terça-feira (29). As análises do quadro de funcionamento são feitas diariamente, mas entende-se a dificuldade na locomoção dos servidores, professores e alunos, e também no oferecimento da merenda escolar, já que há um estoque de alimentos, porém os não perecíveis estão em falta, bem como a disponibilidade do gás de cozinha em algumas unidades. Amanhã será feita nova avaliação.

SAÚDE

Todas as Unidades de Saúde do município, bem como o Hospital Flávio Leal, estão funcionando normalmente, com estoque para alimentação de até dois ou três dias, entretanto há uma racionalização no uso de insumos hospitalares e nas análises clínicas, sendo priorizadas aquelas diagnosticadas como emergência. Também encontra-se dificuldade na locomoção dos profissionais que vem de fora para atuar nas unidades, principalmente os da Unidade Básica de Saúde de Cacaria, onde o serviço de atendimento segue normalmente e a Prefeitura estuda disponibilizar um veículo nos próximos dias.

MEIO AMBIENTE

O cronograma da Coleta de Lixo ao longo da semana precisará ser modificado frente à escassez de combustível. A previsão de coleta até o momento é:

Santanésia - terça, quinta e sábado. Foram trocadas e colocadas caçambas no distrito.

Rosa Machado - terça e quinta. Não haverá coleta na quarta e sexta.

Caiçara, Ribeirão das Lajes (Light) e Serra do Matoso - não haverá coleta na quarta-feira.

Arrozal - terça, quinta e sábado. Não haverá coleta na quarta e sexta.

Jaqueira - terça, quinta e sábado.

Centro - segue normalmente.

AGRICULTURA

Os produtores de leite e derivados laticínios enfrentam dificuldades com a entrega do produto à cooperativa de Barra Mansa desde terça-feira, alguns de Arrozal realizaram doações. A distribuição e venda de hortifruti dos produtores locais não foram afetadas, a Feira do Agricultor segue normalmente.

OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

Atividades que utilizam maquinário foram suspensas, sendo tomadas medidas de precaução com os caminhões pipa e carro funerário.

TRANSPORTE

As empresas que fazem o transporte intermunicipal estão operando com horários reduzidos, sendo modificados de acordo com a disponibilidade dos combustíveis para cada uma.