Página inicial > Notícias > Agosto > Piraí sediou o Fórum Regional de Saúde Mental do Médio Paraíba
Sexta, 23 Agosto 2019 16:09

Piraí sediou o Fórum Regional de Saúde Mental do Médio Paraíba

Na manhã da sexta-feira (23), no auditório da instituição Oásis no Caminho, no Centro, Piraí sediou o Fórum Regional de Saúde Mental do Médio Paraíba reunindo cerca de 130 profissionais do setor de 12 municípios.

A coordenadora do programa de saúde mental de Piraí, Fátima Regina da Silva Souza, informou que o Fórum acontece a cada dois meses, sendo realizado em um dos municípios integrantes da Região do Médio Paraíba e destacou a participação dos profissionais da rede de atenção básica do Município, agentes comunitários e do Hospital Flávio Leal.

“A presença dos profissionais de saúde ligados ao acolhimento, no contado direto com a população, é fundamental para que aconteça o encaminhamento adequado aos setores de cuidados psicossociais”, esclareceu Fátima Regina.

A coordenadora do programa de saúde mental de Barra Mansa, Maria Eugênia Franco Dias, afirmou que o evento consolida o atendimento às políticas públicas da rede de saúde mental da Região.

“É um momento de capacitação e de troca de saberes entre os profissionais e usuários buscando a efetividade dos cuidados psicossociais”, completou Maria Eugênia.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito Dr. Luiz Antônio e da secretária de Saúde de Piraí, Maria da Conceição de Souza Rocha, que deram boas vindas ao Município e destacaram a importância da atenção psicossocial para a saúde do brasileiro.

“Em um momento como esse pelo qual passa o país, cheio de dúvidas e incertezas, a expectativa é de um aumento da vulnerabilidade da população para o desenvolvimento e o aumento de casos ligados a problemas psicossociais. É fundamental que o sistema de saúde esteja preparado para acolher e oferecer os cuidados necessários para cada um desses pacientes”, destacou o prefeito Dr. Luiz Antonio.