Página inicial > Notícias > Agosto > Piraí sedia o 1º Encontro Regional do Programa Mais Alfabetização
Terça, 07 Agosto 2018 17:35

Piraí sedia o 1º Encontro Regional do Programa Mais Alfabetização

Piraí sedia o 1º Encontro Regional do Programa Mais Alfabetização Fotos: Alexandre Teixeira

Piraí sediou o 1º Encontro Regional do Programa Mais Alfabetização. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (7) na Secretaria Municipal de Educação e contou com representantes de secretarias e redes de ensino de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

A secretária Sandra Gomes Simões deu abertura ao evento e o Programa Mais Alfabetização foi apresentado pelas coordenadoras estaduais Lídia de Sousa Silva e Aline Serafim, que representam a parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e Undime. A ação é uma estratégia do Ministério da Educação que busca fortalecer o processo de alfabetização dos alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O modelo tem foco no aprendizado e desenvolvimento dos alunos, envolvendo as redes de ensino, os gestores escolares, professores, familiares e comunidade no processo, entendendo que cada estudante tem um desenvolvimento único. As coordenadoras explicaram que as unidades das redes municipais e estaduais de ensino contarão com o Assistente de Alfabetização. "Ele irá apoiar o professor no processo de alfabetização, fortalecendo ainda mais o trabalho e contribuindo para o ensino de qualidade neste período considerado base para a aquisição de outros conhecimentos escolares", disseram.

Outro ponto abordado também foi a avaliação, com foco na visão formativa do estudante acompanhando o planejamento. A palestra da mestre Jaqueline Antunes Faria também abordou o assunto. "As avaliações não podem mais ser apenas classificatórias, elas devem estimular e fazer parte do processo de alfabetização, acompanhando o desenvolvimento pedagógico e o novo perfil do aluno do século XXI", disse.

O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou a relevância do programa que contempla os primeiros anos do ensino fundamental. "Este é um período fundamental para o desenvolvimento da criança e é um direito constitucional, que todos sejam contemplado desde a creche à escola. E é preciso que as três esferas - os governo Municipais, Estaduais e Federal - atuem juntas com responsabilidade, para garantir a continuidade desta iniciativa e que a Educação continue sendo trabalhada com muita responsabilidade, como já priorizamos aqui", disse.