Página inicial > Notícias > Junho > Piraí promove “Dia D” da vacinação contra a Poliomielite no sábado (8)
Quarta, 05 Junho 2024 20:59

Piraí promove “Dia D” da vacinação contra a Poliomielite no sábado (8)

(0 votos)
Piraí promove “Dia D” da vacinação contra a Poliomielite no sábado (8)

A Prefeitura de Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, no sábado, dia 8, o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão funcionando no horário das 8h às 12h, com exceção da unidade de Ribeirão das Lajes.

Os públicos-alvo da campanha são crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade, que irão receber a vacina pólio oral, a gotinha. A vacina contra a gripe (Influenza) também estará disponível para toda a população acima dos 6 meses de idade.

As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação. É importante ressaltar que a vacinação é gratuita.

Poliomielite

Antes de completar um ano de vida, são necessárias três doses da vacina contra a poliomielite, aos dois, quatro e seis meses, com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço (VOP- gotinha).

A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.

A meta é manter o país livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados.