Página inicial > Notícias > Dezembro > Piraí lança programa de castração animal
Quarta, 23 Dezembro 2015 12:20

Piraí lança programa de castração animal

Na noite de segunda-feira, 21 de dezembro, às 19 horas, no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, aconteceu a cerimônia de inauguração do consultório veterinário e lançamento do Projeto de Castração de Cães e Gatos de Piraí, que tem como objetivo principal o controle da população de animais de rua no Município.

A secretária de Agricultura, Carla de Cali, afirmou que a prioridade na fase inicial do projeto será atender a demanda dos cuidadores de animais, que fazem voluntariamente o trabalho de resgate, abrigo e adoção de cães e gatos abandonados nas ruas.

“Para que o projeto funcione precisamos dessa parceria com as pessoas ou organizações que amam e zelam pela vida dos animais. A Prefeitura não fará a internação, que trouxer o bichinho, mesmo sendo de rua, terão de se comprometer a cuidar e ministrar a alimentação e os medicamentos necessários, durante o período indicado pelo veterinário, antes e após a cirurgia”, explicou Carla de Carli.

A secretária disse que a castração tem um impacto imediato sobre os animais de rua, pois além de inibir a procriação afeta também a saúde e a agressividade, minimizando problemas com ataques e doenças.

“A expectativa inicial e que sejam realizadas em torno de 80 procedimentos mensais. Nesta primeira priorizaremos a castração de machos e fêmeas em situação de risco. Posteriormente atenderemos às demais demandas”, relatou Carla de Carli.

O prefeito Dr. Luiz Antonio afirmou que o Projeto é um primeiro passo na busca para solucionar essa reivindicação antiga da população, ressaltando que a sanidade dos animais, interfere na qualidade de vida das pessoas.

“A Prefeitura, hoje, não tem como criar um abrigo de animais, devido aos custos e a pouca efetividade. Na maioria dos casos, esses abrigos acabam se transformando em depósitos e não conseguem cumprir sua função. Esperamos que com a parceria da sociedade encontremos uma forma mais eficiente de lidar com o abandono de cães e gatos, facilitando a adoção desses animais por pessoas que possam lhes dar um verdadeiro lar ”, disse o Dr. Luiz Antonio.

2015 12 21 inauguracao castracao 002O vereador licenciado, hoje, secretário de Cultura do Município, Eco Staccato, autor da Lei 1221, de 15 de setembro de 2015, que dispõe sobre a implantação do programa de castração de cães e gatos, afirmou satisfação pela concretização do Projeto e que o mesmo proporcionará mais tranquilidade nas ruas.

“Qual o motivo para termos animais nas ruas? Em algum momento esses bichos tiveram um dono. Na maioria das vezes percebemos que eles foram abandonados pouco antes de nascerem pois a pessoa responsável não tem condições de cuidar de outros animais. Em outros casos, eles nascem na rua mesmo. O projeto vai ajudar muito nessas duas situações e tenho certeza que em pouco tempo poderemos perceber os resultados desse trabalho”, afirmou Eco Staccato.

Vera Lucia Correia Alves e sua irmã Maristela, moradoras do centro, em Piraí, há 30 anos cuidam de cães e gatos abandonados e buscando novos lares para eles, afirmaram que o projeto irá ajudar muito a todos que cuidam de animais abandonados.

“Uma castração, dependendo do sexo e espécie, pode chegar a R$ 300. O que a gente economizar com o procedimento poderá ser aplicado na melhor alimentação e da qualidade do ambiente onde cuidamos deles. É bom ressaltar que é muito mais fácil conseguir a adoção se o bicho estiver castrado”, explicou Vera Lúcia.

Como Proceder

As pessoas que tiverem animais para serem castrados, primeiro devem fazer contato com Secretaria Municipal de Agricultura, no telefone (24) 2431-2968 e agendar o primeiro atendimento, que acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada à Avenida Guadalajara, 125, centro, onde serão passadas as informações necessárias para a realização do procedimento.

Durante o primeiro atendimento, será marcada a data para a cirurgia e fornecido um termo de autorização para a castração e um termo de posse responsável, onde a pessoa se responsabilizará pela preparação do cão ou gato para castração, fornecendo a alimentação, medicamentos e acomodações adequadas antes e após o procedimento.

Na data e hora marcadas o animal deverá ser encaminhado ao consultório veterinário da Secretaria de Agricultura e após os procedimentos e decorrido o período de observação deverá ser levado pela pessoa responsável.

A Secretaria de Agricultura não fará internações de quaisquer animais. O trato e cuidados antes e após o procedimento será de inteira responsabilidade da pessoa que o encaminhar.