Página inicial > Notícias > Novembro > Piraí ganha Polo Gastronômico
Terça, 27 Novembro 2018 17:56

Piraí ganha Polo Gastronômico

Piraí ganha Polo Gastronômico Divulgação/Freepik

O lançamento do Polo Gastronômico Piraí será realizado na próxima quinta-feira (29), às 19h, no Casarão Cultural em Arrozal. A iniciativa conta com a participação de 18 empreendimentos da cidade, entre restaurantes, bares e lanchonetes, pousadas, hotéis e fornecedores do setor de alimentação fora do lar.

O objetivo do Polo é ampliar e consolidar uma identidade gastronômica, promovendo o fortalecimento sustentável das empresas assim como, o associativismo entre os empresários.

A iniciativa, que partiu da Prefeitura Municipal de Piraí, foi prontamente atendida pelo Sebrae e apresentada para os empresários do ramo em abril, quando iniciaram-se circuitos de palestras e cursos para o setor de alimentação fora do lar. A partir de maio, as reuniões de capacitação e planejamento do Polo já foram realizadas.

A consultora do Sebrae na Mesa, Cristina Cabral, lembra que a criação do Polo só foi realizada após levantamentos que apontaram um crescente potencial no setor. “Foi feito um estudo na região e se comprovou que dentro do polígono Piraí e Arrozal existia um grande número de empresas onde podia ser trabalhado o associativismo, tanto que o Polo está sendo lançado com 18 empresas, mas sabemos que seu potencial é muito maior", disse.

"Hoje Piraí tem uma área a ser explorada, no qual podemos divulgar muito mais o potencial turístico e a estrutura das empresas que já estão estabelecidas. Umas das estratégias do Polo é promover a aproximação entre os empresários, por isso são criados grupos com diretrizes em comum, como compra coletiva, eventos gastronômicos e capacitação profissional”, completou.

Para a consultora, o empenho dos empresários foi fundamental para criação do Polo. “Foram exatas 13 reuniões de mobilização e divulgação e a gente viu na contrapartida o comprometimento das empresas que desde o começo participaram de reuniões, capacitações, eventos e fóruns. Percebemos que existem empresários extremamente comprometidos, que a gente sabe que vai fazer o Polo evoluir como um grupo, por isso que o Sebrae investiu.”

Na oportunidade, Cristina também enalteceu a pareceria com a Prefeitura. “Os empresários entenderam que é um projeto que vai trazer melhorias tanto paras empresas individualmente, quanto em grupo, e para cidade. Além é claro, do apoio da prefeitura e da Acepi que também foi marcante, pois é raro ver um Polo com apoio governamental.”

A intenção do Polo Gastronômico de Piraí é proporcionar uma gastronomia de excelência, acolhendo e encantando moradores e visitantes, com os sabores, a natureza, a história, a cultura e a hospitalidade da cidade de Piraí.