Página inicial > Notícias > Dezembro > Piraí é melhor cidade do Vale do Café para se viver, segundo Firjan
Quarta, 09 Dezembro 2015 10:43

Piraí é melhor cidade do Vale do Café para se viver, segundo Firjan Destaque

Piraí é melhor cidade do Vale do Café para se viver, segundo Firjan

Piraí se destacou em 8º lugar no ranking estadual do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado na última sexta-feira (4). As áreas de Saúde e Educação são consideradas altamente desenvolvidas, de acordo com os indicadores referentes ao ano de 2013. No ranking nacional, o município ocupa a 488ª posição. O IFDM avalia o desenvolvimento socioeconômico considerando as condições de Educação, Saúde e Emprego e Renda. Confira detalhes da classificação de Piraí aqui.

O IFDM consolidado do município, ou seja, o resultado das três áreas, se aproxima da classificação de alto desenvolvimento com o indicador de 0,79. A pesquisa aponta a área de Emprego e Renda de moderado desenvolvimento. São considereados "alto desenvolvimento" acima de 0,8 pontos e "desenvolvimento moderado" entre 0,6 e 0,8.

Saúde

Referência estadual, a Saúde de Piraí apresenta ações que comprovam o seu destaque. Todas as Unidades de Saúde do município passaram ou estão em reforma, a partir do Requalifica - UBS, do Ministério da Saúde, que contou com ampliações e climatização. Na última sexta-feira (4), o bairro Jaqueira foi contemplado com a unidade reformada, onde foi implantado, em caráter experimental, o prontuário eletrônico. Em maio deste ano, o então ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve na entrega da Unidade Básica de Saúde no distrito de Arrozal e destacou o desempenho de Piraí na Saúde, além de reconhecer que a cidade é um exemplo. O município conta ainda com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que garante, com eficiência, o tratamento nas residências de pacientes com dificuldade de deslocamento.

Saiba mais sobre algumas obras das Unidades de Saúde:

Jaqueira

Arrozal

Centro e Casa Amarela

Rosa Machado

Educação

Também em destaque na Educação, Piraí tem como principais exemplos da qualidade de ensino os resultados de alunos das escolas municipais em olimpíadas em 2015. Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), 14 alunos receberam medalhas, sendo duas de ouro e duas de prata. Na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (Omerj), três alunos se destacaram e na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) não foi diferente. Na última segunda-feira (7), esses e outros alunos que se destacaram neste ano foram homenageados na Secretaria de Educação.

Emprego e Renda

De acordo com o levantamento realizado pelo Sine de Piraí, de janeiro a outubro deste ano, 498 empregos foram gerados, uma média de 50 pessoas inseridas no mercado de trabalho por mês. Durante o mesmo período, um total de 5.678 pessoas foram atendidas na unidade do Sistema Nacional de Empregos. Piraí foi o primeiro município a emitir carteira de trabalho digitalizada e em 2015 emitiu mais de 780. No início deste ano, o Sine Piraí ganhou destaque regional pelo atendimento rápido e ágil. O atendimento a seguro desemprego a outras cidades da região somou 686, enquanto de Piraí foi de 100.