Página inicial > Notícias > Dezembro > Piraí é o sétimo no Estado do ranking de transparência do Ministério Público Federal
Segunda, 21 Dezembro 2015 08:46

Na segunda avaliação do Ministério Público Federal (MPF) nos portais de transparência dos municípios brasileiros, realizada entre os dias 08 de setembro e 9 de outubro, Piraí subiu 36 posições, pulando de 43º para 7º lugar no Estado do Rio de Janeiro.

O secretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Piraí, Osni Silva, informou que a elevação do município no ranking do MPF se deve ao empenho da equipe de desenvolvimento nos últimos meses em disponibilizar o máximo de informação possível sobre a administração, melhorando a organização, a atualização dos dados e a implementação das ferramentas de navegação, tornando mais fácil para o cidadão encontrar e acessar as informações disponíveis no portal do Município.

“É importante destacar que o Município não onerou os cofres públicos para que fosse possível esse avanço. Toda reformulação e desenvolvimento do sistema de informação do portal de transparência foi realizada pela equipe de desenvolvimento da Prefeitura”, explicou Osni Silva.

Na avaliação do MPF Piraí recebeu nota 8,5 e o município melhor colocado na região foi Resende com nota 9,5, conquistando a 5ª colocação no ranking estadual.

O prefeito Dr. Luiz Antonio disse que o salto na classificação do município de 43º para 7º lugar em transparência reflete o trabalho da administração.

“Quando foi divulgado o primeiro ranking em que nós ficamos em 43º vimos que esse avanço era uma necessidade. Nós já tínhamos essa decisão de total transparência no município o que levou toda equipe a perseguir esse objetivo colocando tudo oque fosse possível à disposição no portal e de uma forma mais amigável para o cidadão”, afirmou o Dr. Luiz Antonio.

O Dr. Luiz Antonio destacou que o Ministério Público Federal avalia os dados obrigatórios para publicação e as informações oferecidas pela administração de forma facultativa, que o cidadão de Piraí pode encontrar no portal praticamente todas as informações que ele necessita para acompanhar como vem sendo empregado o dinheiro público.

“Fiquei muito feliz com o resultado, pois acredito que a transparência nas ações públicas é fundamental para a democracia. Informações de despesas e receitas, contratos e convênios da Prefeitura, bem como os valores pagos pelo município em diárias aos funcionários, concursos públicos e lista de convocação estão à disposição do cidadão”, explicou o Dr. Luiz Antonio.

Além de melhorar o acesso à informação a Prefeitura de Piraí tem se empenhado em colocar à disposição da sociedade o maior número possível de serviços on-line, onde os interessados possam fazer suas solicitações ao poder público sem sair de casa. Reparos e trocas de lâmpadas da iluminação pública, acompanhamento de processos junto à administração municipal, solicitação de caçambas de entulho e resultados de exames realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, são alguns dos serviços disponibilizados no portal da Prefeitura.

Duque de Caxias, Macaé, Niterói e Nova Iguaçu, dividem a primeira colocação no ranking do Estado com nota 10; Resende é o quinto colocado, recebendo nota 9,5; Mangaratiba obteve nota 8,6 e está em 6º; Piraí está na sétima colocação, com nota 8,5, juntamente com Queimados, Rio de Janeiro e Silva Jardim.

Link Portal Transparência: http://transparencia.pirai.rj.gov.br/