Página inicial > Notícias > Maio > Piraí destina em ações de saúde mais que o dobro do recomendado por Lei Federal
Sexta, 05 Mai 2017 17:08

Piraí destina em ações de saúde mais que o dobro do recomendado por Lei Federal

Piraí é uma das cidades de um pequeno grupo no país que destina mais que o dobro da verba recomendada por lei em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS).

Uma notícia recém publicada no portal Uol na área de Ciência e Saúde (05/05) tratou do fortalecimento dos municípios em relação às verbas de saúde frente às dificuldades de recebê-las por vias estaduais. A Lei 141/2012 prevê que, no mínimo, 15% da arrecadação municipal deve ser destinada a ações de saúde. Segundo o levantamento publicado, das 5.570 prefeituras no país, apenas 379 aplicaram mais do que o dobro do índice obrigatório.

O município de Piraí figura neste índice destinando 31,21% da receita própria em ações e serviços públicos de saúde (ASPS). O número é correspondente ao primeiro bimestre de 2017 e consta no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). Os investimentos são destinados a realizações e serviços públicos de saúde de acesso universal, igualitário e gratuito em âmbitos variados no Setor, tais como  produção, aquisição e distribuição de materiais específicos do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) como imunobiológicos, medicamentos e equipamentos médico-odontológicos; vigilâncias epidemiológicas e sanitárias; capacitação de pessoal do SUS, desenvolvimento científico e tecnológico, bem como remuneração de pessoal ativo da área de saúde; entre outros previstos por lei.

Piraí reforça compromisso com a Saúde e realizando concurso na área

Apesar das adversidades que os municípios vem enfrentando com o repasse de verbas pela União, a Prefeitura de Piraí tem intensificado os esforços na área da Saúde e promove o Concurso Público nº 01/2017 que vai preencher 60 vagas para cargos na área da Saúde em nível médio ou técnico e superior.

O concurso pretende gerar contratações para os cargos de Médico de Família e Atenção Domiciliar, Enfermeiro de Família e Atenção Domiciliar, Cirurgião-Dentista de Família, Médico Cardiologista, Médico Psiquiatra e Técnico de Enfermagem.

Todas as informações e o edital podem ser acessados aqui.

-------------------------------

Fontes

Indicadores do Siosp http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/siops/mais-sobre-siops/6092-indicadores#.

Uol Ciência e Saúde https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2017/05/05/lei-da-migracao-deve-ser-sancionada-com-poucos-vetos.htm